Edição 263 | 24 Junho 2008

IHU Online

A Corte Portuguesa no Brasil. Mitos e verdades

Há 200 anos, a vinda da família real para o Brasil mudou os rumos do nosso país delineando algumas características que carregamos até hoje. Com o objetivo de avaliar esse momento histórico, a IHU On-Line desta semana entrevistou historiadores e historiadoras que refletem sobre os impactos da vinda da corte portuguesa para o Brasil e os mitos e as verdades do período joanino.

Contribuíram para essa edição a historiadora Beatriz Vasconcelos Franzen; Maria Emilia Prado, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); István Jancsó, da Universidade de São Paulo (USP); Lucília Siqueira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Arno Wehling, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); Lorelai Kury, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fábio Kühn, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Robert Rowland, professor em Lisboa, e Jurandir Malerba, docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista (Unesp).

Na elaboração do tema de capa desta edição, contribuíram as professoras do PPG em História da Unisinos, Eliane Fleck e Ana Silvia Volpi Scott. A elas, nossos sinceros agradecimentos.

Na Unisinos, nesta semana, ocorre o Colóquio Internacional A Corte no Brasil: População e Sociedade no Brasil e em Portugal no início do século XIX, promovido pelo PPG em História – Unisinos e pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Ainda nesta edição, confira uma entrevista especial com Affonso Romano de Sant’Anna, jornalista e poeta, que propõe um novo questionamento sobre a situação do Brasil.

Eduardo Carrion, professor da Fundação Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, por sua vez, analisa a crise política no Rio Grande do Sul. Segundo ele, “parece que não honramos mais nossas tradições republicanas que remontam em grande parte à experiência castilhista”.

O filme O sonho de Cassandra, de Woody Allen, volta a ser comentado nesta edição.

A todos e todas uma ótima leitura e uma excelente semana!