Edição 260 | 02 Junho 2008

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) de 27 a 31-5-2008.

Yoñlu. “Não há consolo para a morte de um filho”
Entrevista com Luiz Marques
Confira nas Notícias do Dia 27-05-2008
Após a morte de seu filho, que gerou inúmeras discussões acerca do acesso dos jovens em relação à internet, Luiz Marques lança agora a obra que Yoñlu, o Vinicius Gageiro Marques, deixou arquivada. Nessa entrevista, ele nos conta sobre como é lidar com a dor e com a rica obra que ficou.

Nanotecnologias. “Não é um problema tecnológico, mas um problema humano”
Entrevista com Eric Drexler
Confira nas Notícias do Dia 28-05-2008
Para o pai das nanotecnologias, precisamos pensá-las a partir da evolução dos sistemas da sociedade, pois os malefícios que elas poderiam causar são problemas humanos.

Teologia pública. Seus espaços e seu papel
Entrevista especial com Rudolf von Sinner
Confira nas Notícias do Dia 29-05-2008
Para o pró-reitor da Escola Superior de Teologia - EST, a “Teologia é a reflexão metodologicamente responsável sobre o falar de Deus”. Nesta entrevista, ele reflete sobre o papel da Teologia e o espaço da Teologia Pública no mundo.

Nanotecnologias: entre a lógica do mercado e a necessidade das sociedades
Entrevista especial com Gilberto Dupas
Confira nas Notícias do Dia 30-05-2008
É a precaução que deve nortear o desenvolvimento das nanotecnologias, não a lógica do capitalismo, segundo Dupas, que fala também, nesta entrevista, sobre o atual andamento das pesquisas em escala nanométricas e os prováveis caminhos que ela seguirá.

A revolução bionanotecnológica. Cinco atitudes
Entrevista especial com Luiggi Perissinoto
Confira nas Notícias do Dia 31-05-2008
Para o professor da Università Ca’ Foscari Venezia, na Itália, as nanotecnologias são apenas uma versão particular, porque o problema é conceitualmente humano. O maior desafio é saber o que as nanotecnologias podem causar nos indivíduos e não pensar em como elas serão utilizadas.