Edição 341 | 30 Agosto 2010

Os bispos nordestinos e o Vaticano II na Igreja do Brasil

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Patricia Fachin e Márcia Junges

 

IHU On-Line - Como descreve a atuação de Dom Távora na Juventude Universitária Católica JUC e Juventude Operaria Católica JOC?

Raimundo Caramuru - Dom Távora atuou, sobretudo, junto à Juventude Operária Católica. No caso da JUC, o problema deste movimento no interior da Igreja só se colocou a partir de 1960, quando seus militantes e dirigentes começaram a ser influenciados primeiramente pelo personalismo do pensador francês Emmanuel Mounier e, em seguida, pelo hegelianismo, que fundamentou a pedagogia do oprimido de Paulo Freire, e que lhes foi comunicado por palestras do jesuíta Padre Vaz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Do meu
ponto de vista, porém, a grande controvérsia sobre a JUC e seu posicionamento ideológico no seio da Igreja e na sua relação para com a sociedade foi menos uma controvérsia acadêmica  e filosófico-teológica e muito mais uma questão política e geopolítica do momento histórico, que abalava o mundo e o Brasil naquelas circunstâncias.
Não seria exagerado afirmar que este período foi o mais complexo e delicado que o Brasil viveu durante todo o século XX em decorrência dos seguintes fatores:
• o triunfo militar e político da Revolução cubana, uma ilha distante de poucas dezenas de quilômetros da costa Leste dos Estados Unidos;
• o episódio dos mísseis enviados pela União Soviética para serem instalados em Cuba, que, pela primeira, vez correu o risco de levar os dois blocos hegemônicos a sair da Guerra Fria e partir para um confronto militar direto;
• o Movimento de Maio na França, que quase derrubou o governo do General Charles de Gaulle;
• a primavera de Praga esmagada pelo tanques de guerra soviéticos;
• a guerra dos Seis Dias que consolidou a presença de Israel no Oriente Médio;
• a revolução cultural na China.

Todos esses acontecimentos sinalizam os abalos e as acomodações que estavam sendo processados no panorama geopolítico do Planeta. Os Estados Unidos não podiam tolerar naquela época que o Brasil fosse politicamente assumido por um governo de esquerda. Embora o governo de Jânio fosse um governo conservador a serviço do empresariado paulista e dos grupos financeiros desta unidade da federação, a condecoração de Che Guevara pelo presidente brasileiro foi recebida como acinte intolerável pelo governo de Washington. Da mesma foma João Goulart era o herdeiro de Vargas, paladino de um nacionalismo que poderia vir a comprometer a hegemonia norte-americana sobre a América do Sul. O depoimento de Lincoln no Congresso Americano deixa entrever que Washington jamais permitiria que o Brasil seguisse os passos de Cuba. O trabalho de solapa que foi conduzido junto ao episcopado brasileiro para desqualificar os membros do episcopado, que lideravam a renovação da Igreja no Brasil. São outros acontecimentos e fatos que demonstram o drama vivido pelo Brasil e pela Igreja neste país a começar de 1960. Sem esse contexto mais vasto o caso da JUC teria sido apenas um fato episódico sem maiores repercussões.
Para a Igreja em particular, o Concílio Vaticano II, que se realizou de 1962 a 1965, foi o grande esteio. O episcopado passou nesses quatro anos por uma profunda reciclagem e fortaleceu sua colegialidade mútua e sua colegialidade com o Romano Pontífice, o que lhe permitiu atravessar com galhardia esses anos difíceis.

IHU On-Line - Qual a importância de Dom José Vicente Távora para o episcopado brasileiro?

Raimundo Caramuru - Juntamente com Dom Helder, Dom José Vicente Távora fazia parte do grupo de bispos brasileiros que deram início a um empreendimento renovador da Igreja, que foi precursor do Concílio Vaticano II. Este grupo cresceu consideravelmente a partir de 1956, quando chegou ao Brasil o Núncio Dom Armando Lombardi, que adotou uma estratégia nova para a nomeação de bispos, renovando o episcopado nacional. Só eram indicados para bispos, sacerdotes que tivessem comprovadamente desenvolvido uma experiência pastoral renovadora. Durante o Concílio, constatava-se que, em comparação com os demais episcopados do mundo, o episcopado brasileiro era no seu conjunto um dos mais jovens e ansiosos por absorver e assimilar o que a Igreja no seu conjunto tinha de melhor na sua teologia e na sua encarnação pastoral. Em consequência, ao visitar nesses últimos quarenta anos muitos países de várias regiões do mundo, fiquei com a impressão que a Igreja no Brasil foi aquela que com maior rapidez, amplitude e profundidade implantou as grandes diretrizes conciliares. Dom Vicente Távora foi dentro do episcopado brasileiro um dos protagonistas da riqueza que o Concílio Vaticano II representou para a Igreja, sobretudo no posicionamento que ela amadurecidamente tomou frente aos governos militares.

IHU On-Line - Qual é o papel de Dom Távora no surgimento dos Círculos Operários? O que eles representavam em termos políticos e trabalhistas?

Raimundo Caramuru - Sei apenas que Dom Távora tinha vinculações com o Padre Leopoldo Brentano, assistente nacional dos Círculos Operários. Aliás, foi o Pe. Brentano que indicou o nome dele ao Cardeal Leme, para que ele fosse transferido à arquidiocese do Rio de Janeiro, a fim de assegurar uma presença evangelizadora da Igreja junto às classes trabalhadoras da então capital da República. Como no Rio os Círculos Operários já se ocupavam com os trabalhadores organizados, Dom Távora consagrou-se prioritariamente àqueles não sindicalizados. Quando Dom Jaime Câmara tornou-se arcebispo do Rio de Janeiro, esta situação teve continuidade, pois ele adotou a seguinte sistemática de trabalho. Ele, o arcebispo, dedicava-se prioritariamente ao trabalho com o clero e com as paróquias. Aos seus auxiliares diretos, particularmente aos seus bispos auxiliares eram confiadas tarefas específicas em outros setores de atuação da arquidiocese. No caso de Dom Távora, ele prosseguiu dedicando-se inteiramente à presença da Igreja junto às classes trabalhadoras.

IHU On-Line - Qual é a articulação de Dom Távora com a Igreja na busca de soluções para combater à pobreza e o analfabetismo?

Raimundo Caramuru - Durante o período em que esteve no Rio de Janeiro, Dom Távora em parceria estreita com Dom Hélder, dedicou-se inteiramente ao trabalho da Igreja com os pobres. Sua atuação foi decisiva na criação do MEB, e mais tarde apoiou o processo de sindicalização rural.

IHU On-Line - Deseja acrescentar algo?

Raimundo Caramuru - Embora Dom Hélder, por outras circunstâncias, tenha alcançado grande projeção internacional, a amizade profunda e sincera entre Dom Távora e Dom Hélder, fez de ambos protagonistas de primeira linha que muito contribuíram para a pujança da Igreja neste país, a partir da década de 1940.

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