FECHAR
Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).
IHU Online

Biocapitalismo e trabalho. Novas formas de exploração e novas possibilidades de emancipação
Este é o tema de capa da edição 327 da IHU On-Line, de 03-05-2010. Contribuem para a discussão Andrea Fumagalli, Carlo Vercellone, Christian Marazzi, Federico Chicchi e Stefano Lucarelli.
A presente edição, por ocasião do 1º de maio, foi inspirada pelo livro Crisi dell' economia globale. Mercati finanziari, lotte sociali e nuovi scenari politici (Crise da economia global. Mercados financeiros, lutas sociais e novos cenários políticos (em tradução livre) (Verona, Ombre Corte/Uninomade, 2009), organizada por Andrea Fumagalli e Sando Mezzadra, e que será publicado, proximamente, no Brasil.
Os autores do livro, já entrevistados em outras edições da revista IHU On-Line, contribuem, mais uma vez, analisando as características peculiares da atual crise financeira, que é uma crise da globalização tal como a conhecemos até hoje, a partir e sob a perspectiva das mudanças do mundo do trabalho.
A presente edição também pode ser um importante subsídio que prepara o XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana a ser realizado nos dias 13 a 16 de setembro de 2010.