Edição 257 | 05 Mai 2008

O lugar da Teologia Pública na construção de uma sociedade mais justa e igualitária

Bruna Quadros

Faculdades EST — Escola Superior de Teologia e Instituto Humanitas Unisinos — IHU realizam Simpósio Internacional sobre Teologia Pública na América Latina

Explorar o conceito e as implicações de uma teologia pública na América Latina, ao mesmo tempo global e contextualizada: este é o objetivo do Simpósio Internacional sobre Teologia Pública na América Latina. O evento, realizado pelas Faculdades EST – Escola Superior de Teologia, em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, será realizado de 04 a 07 de julho, na sede das Faculdades EST. O Simpósio irá reunir professores, pesquisadores, estudantes de teologia, filosofia, ciências sociais, além de militantes da sociedade civil e lideranças em geral, visando a aprofundar o debate sobre o lugar da teologia na busca de um mundo mais solidário e justo.

Não somente na América Latina, mas em diferentes partes do mundo, estudiosos da área da Teologia Pública, cuja origem é a Teologia da Libertação, se mostram cada vez mais interessados em pensar a participação política e a cidadania, à luz de valores éticos e humanizantes. Estes esforços apontam para a consolidação da relação entre a cidadania e a fé, na tentativa de fazer da teologia uma área necessariamente pública, na qual haja interação entre a sociedade e a universidade. Teologia pública: uma perspectiva global, Teologia e Cultura, Teologia e Universidade e Teologia e Sociedade são os temas que serão abordados nas conferências do Simpósio.

Entre os palestrantes que representam a docência da Unisinos no Simpósio, estão o diretor do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, Prof. Dr. Inácio Neutzling e a Profa. MS Ana Formoso, além do reitor da universidade, Prof. Dr. Marcelo Fernandes de Aquino. Nomes nacionais e internacionais como a Profa. Dra. Catalina Romero, da Universidade Católica de Lima, no Peru, e o Prof. Dr. Érico João Hammes, da PUC-RS, também participarão do evento.

As inscrições para o Simpósio estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de maio através do site da EST, no qual também está disponível a programação completa do evento. Para saber mais, acesse: www.est.edu.br.