Edição 257 | 05 Mai 2008

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Em busca da terra sem males: os territórios indígenas

O drama que acompanhamos há algum tempo em Roraima, na reserva indígena de Raposa Serra do Sol, inspira o debate da matéria de capa dessa semana da revista IHU On-Line. Os conflitos e dilemas culturais das populações indígenas brasileiras são decorrentes de um problema primário: a terra, ou melhor, a falta dela. 

O antropólogo Antonio Brand marca a importância de ser garantido aos índios o direito a ser diferente. Idéia semelhante é defendida pela professora Paula Caleffi, da Unisinos, para quem é fundamental o respeito pela diversidade cultural indígena. Para o antropólogo e jesuíta Aloir Pacini, os povos indígenas contribuem na construção da nação brasileira na sua diversidade. Já na opinião de Egon Heck, do Cimi, o sentido da vida é a primeira e grande lição dos índios. Enquanto isso, o casal Roberto Liebgott e Iara Bonin reflete sobre as lacunas culturais entre índios e brancos e sobre a necessidade de mudança no olhar sobre as populações indígenas. Para o professor Maucir Pauletti, da UCDB, os direitos dos índios são direitos de papel.

Entrevistamos também o sertanista Sydney Possuelo, para quem índio e “homem branco” representam humanidades diferentes que se encontraram em determinado tempo e espaço. O indigenista Wellington Gomes Figueiredo dá seu depoimento sobre os dilemas culturais dos povos indígenas brasileiros e afirma que só poderemos ter esperança quando alguém nutrir respeito pelo que é humano. A matéria de capa culmina com as entrevistas a Pedro Ignácio Schmitz e Jairo Rogge, que falam sobre a contribuição da arqueologia para o resgate da cultura indígena.

Confira também nesta edição uma entrevista com o economista da Unicamp Wilson Cano, que acredita que o medo da inflação eleva a taxa de juros no país.

A família Savage, de Tamara Jenkins, é o filme comentado nesta edição, De Paulo Ferraz, de Rondonópolis (MT), publicamos três poemas.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição