Edição 255 | 22 Abril 2008

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU de 14-04-2008 a 21-04-2008

Brasil: um reformador retardatário
Entrevista com Henrique Menezes
Confira nas Notícias do Dia 14-04-2008
Uma análise da crise do desenvolvimento brasileiro, que avança pelo país nos últimos 25 anos, é o que faz Henrique Menezes nesta entrevista à IHU On-Line. Para ele, o Brasil é, o que se pode dizer, um “reformador retardatário”.

'Só os índios, hoje, se preocupam com o futuro. Os brancos só olham para o presente'
Entrevista com D. Erwin Kräutler
Confira nas Notícias do Dia 15-04-2008
Para o bispo de Altamira, a liminar concedida pelo STF de suspender a ação da PF em Roraima "é o maior absurdo que já ouvi na minha vida. Nossa justiça é classista, pois defende o direito dos intrusos, dos que não têm direito. Os arrozeiros estão festejando como se tivessem ganhado a maior vitória"

Os telejornais. Entre as vozes do público e do privado
Entrevista com Adriana Nilo
Confira nas Notícias do Dia 16-04-2008
Investigar a intertextualidade e polifonia presente nos telejornais apresentados no horário nobre foi o objetivo de Adriana Nilo em seu doutorado. Sobre este assunto ela conversou com a IHU On-Line.

Ritos acadêmicos e a universidade hoje
Entrevista com Marco Aurélio Nogueira
Confira nas Notícias do Dia 17-04-2008
O professor analisa como os eventos acadêmicos, que antes eram significado de mérito para o corpo docente das universidades brasileiras, estão perdendo sua importância.

Um cidadão contra as papeleiras
Entrevista com Althen Teixeira Filho
Confira nas Notícias do Dia 18-04-2008
Como cidadão, o professor da UFPel reage ao novo zoneamento ambiental do Rio Grande do Sul, que liberou a atuação das empresas de celulose no estado em locais que podem destruir com nosso meio ambiente.

Liberdade de imprensa ou de interesses?
Entrevista com Venício Lima
Confira nas Notícias do Dia 19-04-2008
Na perspectiva de melhorar o trabalho jornalístico, Lima aposta na mídia livre e comenta que ela pode desenvolver um trabalho eficiente.

Mais um rio em agonia no Rio Grande do Sul
Entrevista com Carlos Marchiori
Confira nas Notícias do Dia 21-04-2008
Para Carlos Marchiori, a crise no Rio Gravataí é uma combinação de fatores, como a falta de oxigênio, o excesso de poluição e, principalmente, a falta de gerenciamento dos recursos naturais por parte dos governos municipal e estadual.