Edição 379 | 07 Novembro 2011

A ontologia indireta da literatura e a ontologia direta da filosofia

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Márcia Junges



IHU On-Line – Em que consiste a hermenêutica filosófica de Gadamer? Quais são suas principais proposições e porque continua sendo tão atual?

Luiz Rohden – Em primeiro lugar, não se trata apenas de uma técnica ou arte de interpretar como usualmente se veicula. Ao apropriar-se da tradição hermenêutica – ainda que basicamente enquanto técnica e arte de interpretação – que o precedeu, Gadamer elaborou uma concepção própria de hermenêutica enquanto filosofia, que lança suas raízes na filosofia grega apropriando dela principalmente a arte do diálogo socrático-platônico e o conceito de phrônesis de Aristóteles.
A hermenêutica filosófica cunhada por ele erige-se sobre a consciência de caminharmos das palavras aos conceitos e desses àquelas ao modo da dialética ascendente e descendente de Platão. Finitos que somos, nos resta assumir o modo amante de ser, de saber, de conhecer o real como totalidade a partir da particularidade e temporalidade que nos constitui. Desse modo, “o que importa é que nos tornemos conscientes desta nossa limitação para ampliar nosso horizonte e acrescer um pouco mais além de nosso ponto de vista peculiar, ainda que nunca possamos ir muito mais além de nossa finitude”, o que está espelhado no lema socrático só sei que nada sei – diferentemente da atitude do cético, assim como da arrogância do homem moderno. Afinal de contas, “o metodicamente controlável só abarca uma ínfima parte de nossa experiência da vida”. Ora, isso se aplica igualmente aos temas da verdade, do tempo, da vida, do real, enfim, do ser.
Guiado pelos modelos estruturais do jogo, do círculo, do diálogo que tramam sua concepção filosófica, corroboramos, com Gadamer, que o princípio supremo de toda hermenêutica filosófica é “que nunca podemos dizer totalmente aquilo que nós queríamos dizer” e por isso estamos aí a buscar palavras para as coisas ao modo do amante em busca de sua amada.

IHU On-Line – Quais são os maiores desafios das universidades no ensino da filosofia e no estímulo à reflexão própria, à pesquisa?

Luiz Rohden – Além de ser um espaço no qual a tradição é relida, a universidade constitui um ambiente em que pesquisadores e estudantes aprendem a arte de apreender o espírito do tempo que os envolve. É isso que nos possibilita oferecer uma palavra mais apropriada e coerente para suprir carências da sociedade, alimentar nossa alma e contribuir no processo de uma crescente consciência e postura republicanas.
Além de abertura, tal perspectiva requer uma aguda percepção da realidade e disponibilidade para reelaborar modos de integrar técnica e história numa perspectiva totalizante e dinâmica aliando qualidade técnica e excelência acadêmica.
Dito de outro modo, o grande desafio é articularmos a aquisição e a transmissão de conhecimento qualitativos com o constante cuidado de nós mesmos, do mundo. Sim, o exame constante de nossas vidas à luz da tradição filosófica no tempo em que nos encontramos perseguindo uma vida autêntica e uma sociedade justa e livre exige que dialoguemos com distintos temas e problemas como: pensamento oriental, mundo digital, economia, política, religião, literatura, futebol e até vinho onde também encontramos a verdade.

Leia mais...

Luiz Rohden já concedeu outras entrevistas à IHU On-Line.

* Guimarães Rosa, um amante do saber. Edição 275 da Revista IHU On-Line, de 29-09-2008, disponível em http://migre.me/62fC7;
* A crítica de Gadamer e Kierkegaard à filosofia abstrata. Edição 314 da Revista IHU On-Line, 09-11-2009, disponível em http://migre.me/62fFg;
* IHU Repórter. Edição 378 da Revista IHU On-Line, de 10-05-2010, disponível em http://migre.me/62fDy;
* Rosa: os textos e a trama de fios. Edição 360 da Revista IHU On-Line, de 09-05-2011, disponível em http://migre.me/62fHv.

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