Edição 249 | 03 Março 2008

Destaques Online

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU

Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line disponíveis nas notícias do dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) de 03-12-2007 a 09-12-2007.

Salas de bate-papo da internet: a linguagem para além do corpo humano
Gabriel de Ávila Othero

Confira nas Notícias do Dia 25-02-2008
Gabriel de Ávila Othero, doutorando em Lingüística, pela PUC-RS, comenta que as conversas na internet possibilitam que a língua-padrão conheça outras formas de linguagem. Em seus estudos, ele tem o intuito de desvendar as relações cada vez mais próximas entre o humano e o computador, como meio de linguagem.

A relação entre a comunicação e a governabilidade na América Latina
Orlando Villalobos

Confira nas Notícias do Dia 26-02-2008
Para o professor venezuelano Orlando Villalobos, da Universidad Del Zulía, o exercício do jornalismo se tornou um risco. Ele argumenta que isso se ocorre porque os governos são muito sensíveis à crítica e a denúncia.

Combate à seca no semi-árido e a transposição do São Francisco: o desenvolvimento sustentável da região é possível.
Roberto Marinho Alves da Silva
Confira nas Notícias do Dia 27-02-2008
Uma convivência com o semi-árido requer uma gestão comunitária para garantir o uso sustentável da água, explica o pesquisador Roberto Marinho Alves da Silva, doutor em Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Brasília (UNB). Ele acrescenta que essa medida possibilitará o abastecimento humano e a produção apropriada, sem degradar os mananciais hídricos da região.

'Eu mesmo, de certa forma, já sou uma espécie de ciborgue'
Richard Dulley

Confira nas Notícias do Dia 28-02-2008
Para o pesquisador Richard Dulley, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), as nanotecnologias poderão gerar muitos excluidos. Para ele, o grande problema do futuro pós-humano será o acesso.

'O PAC não se constitui num projeto para a economia do país'
Leda Paulani

Confira nas Notícias do Dia 29-02-2008
Em avaliação ao primeiro aniversário do PAC, a economista e professora Leda Paulani, da Universidade de São Paulo (USP), comenta o programa não se constitui num plano efetivo de desenvolvimento e tão pouco num projeto para a economia do país.