Edição 247 | 10 Dezembro 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

Um francês na luta contra o trabalho escravo no Brasil
Frei Henri des Rosiers, advogado

Confira nas Notícias do Dia 03-12-2007
Atuando principalmente na região do Pará, Frei Henri des Rosiers, advogado e coordenador da Comissão Pastoral da terra da região de Xinguara, no Pará, ameaçado de morte, afirmou que não tem “dúvida de que a repressão e a prevenção são medidas muito importantes” para combater o trabalho escravo nas fazendas, olarias e fábricas de carvão.

Depressão no século XXI
Maria Rita Kehl, psicanalista

Confira nas Notícias do Dia 04-12-2007
A última década trouxe consigo o aumento das depressões nas sociedades ocidentais, afirma Maria Rita Kehl. Ela falou sobre as formas como a depressão se apresenta hoje, do aumento da doença e de como ela poderá aumentar no futuro.

Fontes sujas compõem a matriz energética brasileira
André Trigueiro, jornalista

Confira nas Notícias do Dia 05-12-2007
“Os países em desenvolvimento, que não têm a mesma responsabilidade que os países ricos na configuração do aquecimento global”, também “precisam assumir metas” para reduzir a emissão de CO2. Brasil, China, México não podem ficar fora de um esforço global, que precisa acontecer numa escala difícil e urgente, apenas porque não têm “o mesmo peso na balança de um país rico”. A opinião é do jornalista ambiental André Trigueiro.

Cultura organizacional, corpo artefato e etnografia
 Maria Tereza Flores-Pereira, administradora

Confira nas Notícias do Dia 06-12-2007
Maria Tereza Flores-Pereira buscou entender a cultura organizacional, fazendo um estudo etnográfico de uma livraria instalada dentro de um shopping center em sua tese de doutorado. Para ela, “o corpo não é mais visto como algo natural que posteriormente é incluído no mundo da cultura”.

A evolução da Consolidação das Leis do Trabalho
Entrevista com Samuel Fernando de Souza, historiador

Confira nas Notícias do Dia 07-12-2007
Samuel Fernando de Souza falou sobre a relação que o Estado, os trabalhadores e os sindicatos tinham até a década de 1930 e sobre como as leis relacionadas ao mundo do trabalho contribuíram para a construção da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A moda Deus
Artigo de Leonardo Boff

Confira nas Notícias do Dia 07-12-2007
Para o teólogo Leonardo Boff, os questionamentos do debate fé X razão “laboram num equívoco epistemológico de base que é o de quererem plantar Deus e a religião no âmbito da razão”.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição