A revista IHU On-Line traz nesta e nas próximas edições resumos das entrevistas especiais mais acessadas durante o recesso, entre janeiro e março de 2013. Os conteúdos estão disponíveis no sitio IHU On-Line (www.ihu.unisinos.br).
FINGUERMAN, Ariel. Teologia do Holocausto. São Paulo: Paulus, 2012.
Jornalista e filósofo Ariel Finguerman examina os impactos da Shoá para as religiões e observa que a segunda e terceira gerações de sobreviventes continuam a ser impactadas pelo genocídio
À Gabriella Maindrad sobra um “l” no nome e falta o bronzeado e o crespo dos cabelos da personagem de Jorge Amado, Gabriela cravo e canela. Quanto à beleza, não lhe falta nada. Do alto de seus quase 1.80 m, Gabriella é uma mulher de caminhar elegante, cabelos bem penteados e olhos pintados. A jovem de 26 anos acorda diariamente por volta das 5h para o ritual diário: banho, escova nos cabelos e maquiagem. Antes das 7h, quando vai para a parada de ônibus, já está pronta para encarar a rotina de vendedora de eletrodomésticos em um supermercado da rede Wallmart, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Quando chega ao trabalho, Gabriella retira o crachá da bolsa, registra o ponto e guarda novamente o documento, pois lá consta seu nome de registro de nascimento: Maurício Santos de Souza. Assim começam os dias de Gabriella Maindrad, que “nasceu” há um ano e meio, mas que é mulher há mais de 26 anos.
Nascido em Beaurang, na Bélgica, em 1953, o teólogo e exegeta André Wenin iniciou sua paixão pela Bíblia quando tinha apenas 4 anos. Ao ouvir a história de Caim e Abel, percebeu que ela dizia muito a respeito de sua relação com o irmão. O episódio o marcou sobremaneira, e a única forma que encontrou para dedicar sua vida ao estudo das Escrituras foi se tornar sacerdote. Na entrevista concedida à IHU On-Line por ocasião de sua vinda à Unisinos de 18 a 20-03-2013, quando ministrou o curso Aprender a ser humano. Um estudo do Gênesis 1–4, ele recorda esse e outros episódios de sua trajetória. Confira a entrevista.
Impasses entre gerações ocasionados sobretudo em função da virtualidade são realidade com a qual professores da docência superior se deparam constantemente, pontua José Paulo Giovanetti. A mentalidade individualista exclui o Outro e o objetifica
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