Edição 242 | 30 Novembro -0001

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente. 

Movimento dos Sem Mídia: propostas e indagações.
Eduardo Guimarães, criador do Movimento dos Sem Mídia
Confira nas Notícias do Dia 29-10-2007
Um novo movimento acaba de surgir: é o Movimento dos Sem Mídia. Para seu fundador, Eduardo Guimarães, vendedor de autopeças, o movimento é uma forma de canalizar um sentimento que está sendo guardado pelas pessoas que estão preocupadas com os rumos que os grandes veículos de comunicação estão dando ao País.

Transposição do Rio São Francisco: das contradições às soluções
Apolo Lisboa, professor

Confira nas Notícias do Dia 30-10-2007
As obras da transposição do Rio São Francisco continuam em debate e são o tema da entrevista feita com o professor Apolo Heringer Lisboa, que defende a tese de que a Transposição do Rio São Francisco não se fundamenta em números.

Aloísio Lorscheider, um perfil
Mário de França Miranda, teólogo

Confira nas Notícias do Dia 31-10-2007
Uma das pessoas que conviveu com Dom Aloísio Lorscheider, o padre jesuíta Mário de França Miranda, professor de teologia na PUC-Rio, descreve a trajetória teológica e pastoral do cardeal franciscano gaúcho, importante figura do episcopado brasileiro no século XX.

Autogestão e competitividade. Mondragón e a Economia Solidária
Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo, administradora

Confira nas Notícias do Dia 01-11-2007
“A autogestão e os valores do cooperativismo permitiram que os empreendimentos bascos vencessem as crises econômicas, se reestruturassem e ampliassem o número de postos de trabalho. Nas cooperativas brasileiras, a combinação desses elementos possibilitou que em cinco anos empreendimentos considerados fracassados reconquistassem a credibilidade no mercado”, afirmou Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo à IHU On-Line.

O dinheiro e as dádivas no neopentecostalismo
Drance Elias da Silva, teólogo

Confira nas Notícias do Dia 03-11-2007
“A sagração do dinheiro no neopentecostalismo - Religião e interesse à luz do sistema da dádiva” é o título da tese de Drance Elias da Silva, que reflete sobre o dinheiro como elemento de mediação na relação com o sagrado, na experiência religiosa nas igrejas neopentecostais. O uso que se faz do dinheiro no espaço do culto indica uma produção social ou uma espécie de reinvenção do social comunitário.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição