Edição 241 | 29 Outubro 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram Publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) de 22/10/2007 a 27/10/2007

'Bento XVI tem de aprender com os erros de seu antecessor'
Hans Küng, teólogo

Confira nas Notícias do Dia 23-10-2007
Para um dos mais importantes intelectuais católicos progressistas, Hans Küng, o Papa Bento XVI tem o desafio de promover reformas que aproximem a Igreja dos fiéis para não assistir ao esvaziamento dos templos. A reportagem e a entrevista é do jornal Zero Hora, 23-10-2007. Küng reforça o discurso pelo fim do celibato entre padres e pela participação feminina na Igreja Católica.

E a licença-paternidade?
Mirian Goldenberg, antropóloga

Confira nas Notícias do Dia 23-10-2007
"Não está também na hora de respeitar o homem brasileiro, ou melhor, a paternidade?", pergunta Mirian Goldenberg, antropóloga, mestre em educação e doutora em antropologia social, professora do programa de pós-graduação em sociologia e antropologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 23-10-2007.

'Não estamos avançando na velocidade suficiente'
Gro Harlem Brundtland, médica
Confira nas Notícias do Dia 23-10-2007
Para a médica norueguesa Gro Harlem Brundtland, “não estamos indo na velocidade suficiente. Os ataques terroristas de 2001 desviaram o foco das questões ambientais e só agora retomamos o debate”. Brundtland foi a primeira mulher a chefiar o governo da Noruega e dirigiu a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entrevista é do O Estado de S. Paulo, 23-10-2007.

Modelo econômico e degradação ambiental
Gilberto Dupas, economista

Confira nas Notícias do Dia 23-10-2007
“A era da abundância em recursos naturais terminou. O poder econômico continua garantindo que as novas tecnologias ‘darão um jeito’. Mas, para inúmeros cientistas respeitáveis, mais alguns passos da humanidade na direção errada e o irreparável pode acontecer, tendo as gerações futuras como vítimas”, escreve Gilberto Dupas em artigo no Estado de S. Paulo, 23-10-2007.

O tempo do perdão e a lógica do inimigo
Raimon Panikkar, teólogo
Confira nas Notícias do Dia 25-10-2007
 “Convém ressaltar que os choques de civilização têm, historicamente, a ver com o problema da verdade e de sua posse exclusiva. Não se pode negar que em nome da verdade se tenham cometido crimes pavorosos e encontrado horríveis justificativas”, diz o filósofo e teólogo espanhol Raimon Panikkar, no artigo publicado no jornal italiano La Repubblica, 09-10-2007.

Parte da direita acredita que a ecologia é uma invenção para substituir o socialismo
Rafael Méndez
Confira nas Notícias do Dia 26-10-2007
Parte da direita acredita que a ecologia e, especialmente a luta contra a mudança climática é uma invenção para substituir o socialismo. Consideram que o chamamento para que se deixem os carros em casa ou mudar os hábitos da vida é uma intromissão intolerável do Estado na vida privada. Para sustentar essa teoria, procuram desqualificar os cientistas. A análise é de Rafael Méndez, em artigo para o El País, 24-10-2007.

'Nós, o Islã e a Europa'
Orthan Pamuk, escritor

Confira nas Notícias do Dia 26-10-2007
O escritor turco e prêmio Nobel Orthan Pamuk rompe o silêncio sobre as questões políticas (“na Turquia a tensão política se acalmou”) e numa entrevista ao La Repubblica, em 24-10-2007, denuncia que, “quando falta a liberdade de palavra, significa que falta a dignidade humana”. Segundo o Nobel, a Europa olha para o seu país com muitos clichês.

O Projeto Manhattan foi necesario
Roy Glauber, físico

Confira nas Notícias do Dia 27-10-2007
Aos 82 anos, o pioneiro da ótica quântica continua trabalhando nas fronteiras da física, 60 anos depois de ter participado do Projeto Manhattan. Roy Glauber não lamenta ter participado da construção da primeira bomba atômica. Segundo ele, em entrevista para o El País, 24-10-2007, “os alemães seguramente sabiam tanto como nós sobre a energia nuclear e, portanto, era necessário conseguir a bomba primeiro”.

“A Terra está por atingir um ponto de não retorno”, afirma a ONU. A sexta grande extinção em massa
Confira nas Notícias do Dia 28-10-2007
“A Terra está por atingir um ponto de não retorno.” É alarmante a previsão da Agência da ONU para o meio ambiente – Unep – no 4º Relatório sobre as prospectivas globais da terra “Geo-4”, realizado à base dos dados recolhidos por 390 especialistas, nos últimos 20 anos. A reportagem é do jornal Corriere della Sera, 27-10-2007.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição