Edição 241 | 29 Outubro 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

A importância da Glaciologia para entendermos as mudanças climáticas no Brasil
Jefferson Simões, glaciólogo

Confira nas Notícias do Dia 22-10-2007
Jefferson Simões, glaciólogo brasileiro, diz que mudanças ocorridas nas geleiras da Antártida irão afetar diretamente as Américas. Elas afetaram também o nível médio dos mares, e, portanto, nossa costa.

'A fundamentação do Projeto de Ética Mundial não recorre apenas ao fundamento das religiões'
Hans Küng, teólogo
Confira nas Notícias do Dia 23-10-2007
Na coletiva de 22-10-2007 o teólogo suíço Hans Küng falou sobre a fundamentação do caráter incondicional dos princípios normativos e sobre questões mais polêmicas, tais como a inserção de quem não possui religião dentro do Projeto de Ética Mundial e questões como o aborto e o homossexualismo.

Religiões são ambíguas, mas têm o potencial de gerar a paz
Hans Küng, teólogo

Confira nas Notícias do Dia 23-10-2007
Hans Küng fez uma síntese histórica das três maiores religiões (cristianismo, islamismo e judaísmo), se detendo nos diversos paradigmas que foram surgindo em cada época. Explicou em detalhes a necessidade do diálogo entre as religiões e a importante contribuição que elas podem dar para um mundo de paz.

'Eu fico apavorado quando nós corremos o risco de ir além do texto da Constituição'
Eros Grau, ministro do STF

Confira nas Notícias do Dia 24-10-2007
Eros Grau, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), é enfático ao dizer que a lei é a única alternativa para garantir a liberdade e a preservação dos direitos da sociedade. Para ele, ser revolucionário no campo jurídico quer dizer cumprir rigorosamente a Constituição.

Comunidade que vem: a comunidade como acontecimento
Sabrina Sedlmayer, psicóloga
Confira nas Notícias do Dia 25-10-2007
A psicóloga Sabrina Sedlmayer afirma por que acredita que o pensamento de Giorgio Agamben é tão importante para pensarmos a sociedade contemporânea. Fala também sobre a importância da linguagem na formação das sociedades e da própria obra A comunidade que vem.

Um grande futuro para o Projeto de Ética Mundial no Brasil
Paulo Soethe, professor da UFPR

Confira nas Notícias do Dia 25-10-2007
Paulo Soethe, o incentivador maior da visita de Hans Küng ao Brasil, graduado em Letras Alemão-Português pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou sobre a importância da presença de Hans Küng no Brasil e sobre sua relação com este importante teólogo.

Depressão: a principal neurose da sociedade atual
Fernando Hartmann, psicólogo

Confira nas Notícias do Dia 26-10-2007
Considerado um dos grandes males da sociedade contemporânea, a depressão será discutida pelo Roland Chemama, que acaba de lançar o livro Depressão: a grande neurose contemporânea, tema de discussão no Fórum Clínico especial sobre a análise de Chemama, que acontece no próximo dia 31, às 16h, na Associação Clínica Freudiana de São Leopoldo. Fernando Hartmann, debatedor do evento, afirma que, “se entendermos que o sujeito é um efeito da linguagem, a questão da subjetividade estará relacionada aos efeitos que os discursos vigentes terão sobre uma singularidade, porque, como efeito, digamos que o sujeito não tem muito a fazer”.

Crítica cultural: tendências, conceitos e debates. Entrevista especial com Eneida Maria de Souza
Confira nas Notícias do Dia 27-10-2007

Eneida Maria de Sousa discute conceitos e tendências de críticos renomados de brasileiros, como Roberto Schwarz e Ricardo Piglia e estrangeiros como Michel Foucault, Jacques Derrida e Roland Barthes. Ela fala das tendências atuais sobre a crítica cultural na América Latina, suas relações com a cultura de massa e com o imaginário nacional, entre outras questões.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição