Edição 241 | 29 Outubro 2007

Os desafios da resiliência familiar

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

“Mais do que simplesmente lidar com a adversidade e se adaptar, a resiliência envolve o crescimento positivo para além do sofrimento e do esforço”, explica a professora Froma Walsh, da School of Social Service Administration e do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Chicago. Em entrevista exclusiva concedida por e-mail para a IHU On-Line, ela afirma que os processos-chave para fortalecer a resiliência familiar são a “confiança entre os membros da família, a espiritualidade forte, a sustentação mútua, uma comunicação aberta, e o espírito colaborativo para a solução dos problemas”.

Walsh também é co-diretora do Chicago Center for Family Health. Suas áreas de interesse incluem sistemas familiares, resiliência familiar, família e terapia de casais, recuperação de traumas e perdas, e diversidades e mudanças nas famílias contemporâneas. Entre seus livros publicados em português, citamos Morte na família – Sobrevivendo às perdas (Porto Alegre: Artes Médicas, 1998) e Fortalecendo a resiliência familiar (São Paulo: Roca, 2005). Froma Walsh estará no Brasil, em Londrina – PR, nos próximos dias 7 e 8 de novembro, ministrando um workshop sobre resiliência familiar. Confira, a seguir, a entrevista:

IHU On-Line - O que a senhora entende pelo processo de resiliência familiar?
Froma Walsh -
Resiliência familiar é ter forças mesmo submetido ao estresse. É ter a habilidade de se recuperar - e crescer, ser mais forte - das crises da vida e de uma prolongada adversidade. Mais do que simplesmente lidar com a adversidade e se adaptar, a resiliência envolve o crescimento positivo para além do sofrimento e do esforço.

IHU On-Line - O que a senhora mais aprende sobre resiliência em suas pesquisas e experiências com as práticas familiares?
Froma Walsh -
Não há nenhum “modelo” de resiliência familiar. As famílias têm recursos variados, que devem organizar, para se deparar com diferentes tipos de desafios da vida (uma crise, um trauma, ou uma perda); com as transições destrutivas (por exemplo, uma migração ou um divórcio), ou com estresses crônicos, tais como uma doença, ou a inabilidade séria, e com condições de pobreza. Nós podemos identificar os processos-chave, tais como a confiança entre os membros da família, a espiritualidade forte, a sustentação mútua, uma comunicação aberta e o espírito colaborativo para a solução dos problemas. Este foi meu trabalho: identificar estes processos-chave, que os terapeutas podem facilitar para fortalecer a resiliência da família.

IHU On-Line - Em que tipo de família o processo de resiliência acontece com mais sucesso?
Froma Walsh -
Algumas famílias têm mais vulnerabilidades e fatores de risco do que outras, por exemplo, pobreza e circunstâncias múltiplas de estresse, e não podem alcançar um “ideal” de sucesso. Contudo, a pesquisa aborda minha convicção terapêutica de que todas as famílias têm a capacidade de aumentar sua resiliência assim que se tornam mais fortes, com mais capacidade de suportar as adversidades e de enfrentar os desafios da vida.

IHU On-Line - Como entender o processo de resiliência familiar em uma sociedade tão centrada no indivíduo e na psicologia tão baseada em patologias e traumas? 
Froma Walsh -
Isto é importante. Na cultura dominante dos Estados Unidos, há o mito “do indivíduo rude” - que representa que depender de outro implica em fraqueza. As pesquisas recentes sobre resiliência têm focalizado esses traços individuais de firmeza. Então, os pesquisadores descobriram que a resiliência é obtida a partir de relacionamentos fortes - com outros que se importam e acreditam em você, que oferecem suporte e incentivam seus melhores esforços e seu potencial. Eu vejo isso como a linha vital para a resiliência – em toda a rede familiar, na comunidade e nas escolas.

IHU On-Line - Como falar de resiliência familiar em famílias que sofrem constante mutação?
Froma Walsh -
Estes desafios requerem o foco terapêutico em chaves estruturais de resiliência: a estabilidade, a confiabilidade, a sustentação mútua e a liderança forte para a conquista, a proteção, e a orientação. A terapia estrutural da família é muito útil nestas situações.

IHU On-Line - Qual é a importância da crença, da fé e da confiança para que a resiliência aconteça?
Froma Walsh -
Eu descobri que os sistemas de confiança da família são a mais poderosa influência para a resiliência. As chaves incluem: 1) famílias que se ajudam produzem significado de sua situação adversa e das opções que têm diante de si; 2) ajudando-se, elas superam o desespero para retomar a esperança e a confiança que ajudam a conquistar seus objetivos com esforço e persistência; e 3) espiritualidade, envolvendo a fé, as práticas espirituais, e uma comunidade de fé em que todos dão como suporte a sua força e oferecem o conforto e a solidariedade em épocas difíceis.

IHU On-Line - A partir de uma perda familiar, como se dá a passagem para o processo da recuperação e depois para o processo de resiliência?
Froma Walsh -
A recuperação e a resiliência são, ambos, processos - não resultados - que reforçam mutuamente o tempo perdido. A resiliência é necessária, por exemplo, para que uma jovem mãe tenha força, coragem e resistência de seguir sua vida, de criar as crianças, de ganhar o sustento financeiro, com a perda de seu marido, o pai das crianças.

IHU On-Line - A senhora tem um livro sobre o tema da morte na família e a superação do luto. Qual é a característica da resiliência nesse caso?  
Froma Walsh -
Os esforços terapêuticos estão entre o luto e a adaptação positiva; a família sofre perdas profundas; os membros podem também ganhar forças e novas habilidades – por exemplo, após o divórcio, um pai que não mora mais com os filhos pode tornar-se mais próximo, mais atencioso e dedicado com as crianças quando passa o seu tempo com elas, visto que, antes do divórcio, ele teve um papel mais tradicional como o arrimo da família, enquanto que a mãe era a protetora, e a casa era preenchida pelo conflito matrimonial. Isto não significa que nós incentivamos o divórcio; significa que, quando nós trabalhamos com uma família em uma situação de divórcio, nós podemos ajudar a pais a fortalecer suas ligações com suas crianças, apesar da perda dolorosa da união e da unidade intacta da família.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição