Edição 240 | 22 Outubro 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

As novas tecnologias: inclusões e exclusões sociais
Sérgio Amadeu

Confira nas Notícias do Dia 15-10-2007
Defensor da liberdade na internet, Sérgio Amadeu, professor e Cientista Social, critica a exclusão digital e mundo industrial que se apoderou da rede para alavancar lucros. Para ele, muitas instituições querem implantar uma cultura de permissão, tentando controlar não só a informação como a recriação na rede.

Representações do consumo: uma visão polêmica da publicidade
Everardo Rocha

Confira nas Notícias do Dia 16-10-2007
Para Everardo Rocha, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), existe uma fragmentação da existência. Na cultura contemporânea, segundo ele, surgem novas identidades, que são comportadas por tribos diferentes. Para ele, a fragmentação é uma conseqüência da globalização.

Henri Bergson: a metafísica e o ritmo do tempo
Eric Méchoulan

Confira nas Notícias do Dia 17-10-2007
Eric Méchoulan, professor do departamento de literatura francesa da Universidade de Montreal, diz que a metafísica, para Bergson, deve proceder por intuição. Ele destaca que, para o filósofo francês, a duração está em todo o processo de evolução.

A origem da subjetividade e da lírica modernas
Eduardo Sterzi
Confira nas Notícias do Dia 18-10-2007
Eduardo Sterzi, doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, relaciona a obra Vita nova, de Dante Alighieri, com o nascimento da subjetividade e da lírica modernas.

Processo de midiatização: da sociedade à Igreja
Pedro Gilberto Gomes

Confira nas Notícias do Dia 19-10-2007
De acordo com Pedro Gilberto Gomes, padre jesuíta e professor pesquisador do PPG em Comunicação e pró-reitor acadêmico da Unisinos, a midiatização está configurando a possibilidade da busca de uma visão unificada da sociedade. Gomes analisa o processo a partir da relação entre mídia e religião.