Edição 240 | 22 Outubro 2007

IHU Online

Projeto de Ética Mundial. Um debate

O projeto de uma Ética Mundial é a proposta do teólogo, de renome internacional, Hans Küng, entrevistado especial nesta edição e que vem ao Brasil, nesta semana, para debatê-lo. Esta edição da IHU On-Line entrevistou também alguns intelectuais que falam sobre a Ética Mundial, como Denis Müller, professor da Universidade de Lausanne; Paolo D’Arcais, diretor da prestigiosa revista italiana Micromega; Paul Valadier, do Centro Sèvres de Paris; Gianni Vattimo, filósofo italiano; Alfredo Culleton, da Unisinos; e Jan Assmann, egiptólogo alemão.

Desta maneira, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU continua o debate que foi propiciado, além das páginas da sua revista, na sua página eletrônica, com a publicação de notas, textos e repercussões da proposta, especialmente no Fórum Ética Global, criado no sítio do IHU.

Trata-se de um debate que a visita de Hans Küng instiga e que continuaremos a discutir nas diversas publicações do IHU.   Ricardo Bielschowsky, economista da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), estará nesta semana aqui na Unisinos. Na entrevista que publicamos nesta edição, ele analisa as mudanças no pensamento econômico da Cepal. Uma entrevista de fôlego que merece ser lida e refletida. Por sua vez, o antropólogo Pedro Ignácio Schmitz, diretor do Instituto Anchietano de Pesquisas, testemunha: “Cada expedição arqueológica traz surpresas e nossos trabalhos nunca são definitivos, porque ainda estamos desbravando o imenso território brasileiro”.

Tropa de elite é o filme da semana, comentado por André Dick, doutor em Literatura Comparada e colaborador do IHU.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!