Edição 238 | 01 Outubro 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram Publicados nas Notícias do dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Pesquisas com células-tronco embrionárias
Hugh Lacey

Confira nas Notícias do Dia 24-09-2007
“Os que propõem restrições éticas às pesquisas com células-tronco embrionárias não precisam estar em oposição ao progresso tecnocientífico legítimo.” A opinião é de Hugh Lacey, filósofo da ciência, professor emérito do Swarthmore College (Pensilvânia, EUA) em  artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 23-09-2007.

'Defendo o direito de escolher. Não todos os cuidados são obrigatórios'
Mina Welby

Confira nas Notícias do Dia 24-09-2007
Com dor, mas sem resignação, Mina Welby, esposa de Piergiorgio Welby, contesta as posições oficiais da igreja e solicita que o parlamento aprove a lei sobre o testamento biológico. “Em nome do direito e não da obrigação de tratar-se, sancionado pela Constituição, em nome da qualidade da vida.” A entrevista foi publicada pelo jornal La Repubblica, 15-09-2007.

'Não podemos obedecer a quem diz que é para retirar o tubo'
Alessandro Bergonzoni

Confira nas Notícias do Dia 24-09-2007
O ferroviário Giampiero há sete anos move somente uma pálpebra, mas resiste. É preciso assegurar-lhe as condições para o conseguirmos. Alessandro Bergonzoni, ator italiano, concedeu a seguinte entrevista ao jornal italiano La Repubblica, 15-09-2007, sobre o recente pronunciamento do Vaticano afirmando que o estado vegetativo é vida que nunca pode ser interrompida.

Maquiavel: o “Old Nick” anda solto!
Dejalma Cremonese, cientista político

Confira nas Notícias do Dia 25-09-2007
O cientista político Dejalma Cremone relaciona, em artigo exclusivo publicado por nós, os ensinamentos de Nicolau Maquiavel (1469-1527) e a postura de nossas lideranças políticas atuais, como o Senado brasileiro e a absolvição de Renan Calheiros.

Santiago
Marcos Nobre, filósofo
Confira nas Notícias do Dia 25-09-2007
Marcos Nobre, professor de filosofia na Unicamp, publica um instigante comentário, sob o título “O estranho caminho de Santiago” sobre o filme Santiago , de João Moreira Salles, no jornal Folha de S. Paulo de 25-09-2007.

Os desafios do Ensino Superior. Para que a Universidade?
Edgar de Decca, historiador

Confira nas Notícias do Dia 25-09-2007
“Desafios Contemporâneos do Ensino Superior” intitula-se o Fórum que será promovido pela Universidade de Campinas (Unicamp), no qual especialistas do Brasil e do Exterior debaterão gargalos, novas demandas e desafios do ensino superior brasileiro. A entrevista com o historiador Edgar de Decca (Unicamp) é do Jornal da Unicamp, 24 a 30 de setembro de 2007.

A máquina de chuva da Amazônia. Não reduzir mas suspender o desmatamento
Thomas E. Lovejoy, biólogo

Confira nas Notícias do Dia 25-09-2007
“A única opção sensata é passar de uma política de redução do desmatamento para uma de suspensão completa”, defendem Thomas E. Lovejoy, doutor em biologia pela Universidade Yale (EUA), presidente do Centro Heinz de Ciências, Economia e Meio Ambiente e que trabalha com ciência e política na Amazônia há 42 anos, e Gomercindo Rodrigues, advogado que trabalhou como agrônomo com Chico Mendes e os seringueiros do Acre, no final dos anos 1980 em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 25-09-2007.

Os desafios da Universidade. 'É preciso romper as barreiras departamentais'
Luiz Davidovich da UFRJ

Confira nas Notícias do Dia 26-09-2007
 “Desafios Contemporâneos do Ensino Superior” intitula-se o Fórum que será promovido pela Universidade de Campinas (Unicamp), no qual especialistas do Brasil e do Exterior debaterão gargalos, novas demandas e desafios do ensino superior brasileiro. O Jornal da Unicamp, 24 a 30 de setembro de 2007, ouviu o físico Luiz Davidovich, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Gasoduto do Sul, a Integração sul-americana e a Petrobras
Carlos Lessa

 Confira nas Notícias do Dia 26-09-2007
“O futuro suprimento venezuelano é estratégico para a retomada da industrialização brasileira e complemento para a termoeletricidade nacional”, escreve Carlos Lessa, professor titular de Economia Brasileira da UFRJ e ex-presidente do BNDES, defendendo o gasoduto do sul, em artigo publicado no jornal Valor, 26-09-2007. Ele critica o ceticismo da Petrobras em relação à proposta de Hugo Chávez.

Os desafios do Ensino Superior. 'A diversidade enriquece o ambiente institucional'
Timothy Martin Mulholland

Confira nas Notícias do Dia 27-09-2007
“Desafios Contemporâneos do Ensino Superior” intitula-se o Fórum que será promovido pela Universidade de Campinas (Unicamp), no qual especialistas do Brasil e do Exterior debaterão gargalos, novas demandas e desafios do ensino superior brasileiro. O Jornal da Unicamp, 24 a 30 de setembro de 2007, entrevistou o psicólogo Timothy Martin Mulholland.

A Ciência Universal
Fritjof Capra

Confira nas Notícias do Dia 27-09-2007
Fritjof Capra, conhecido principalmente pelo best-seller O Tao da Física, dedicou ao grande artista e cientista do Renascimento seu último livro, A ciência universal. Um encontro com o físico, que nos últimos anos deu vida a um centro para divulgar a ecologia nas escolas. A reportagem é de Luca Tomassini e publicada no jornal Il Manifesto, 25-09-2007.

A ideologia sem ideais
Zygmunt Bauman

Confira nas Notícias do Dia 28-09-2007
Há quem creia que procurar uma sociedade justa seja uma perda de tempo. O que significa o convite de Sarkozy de “ganhar e trabalhar mais”. Este pensamento proclama que é inútil, e mesmo prejudicial unir as forças por uma causa comum. Assim se perde de vista a solidariedade e se zomba do princípio da responsabilidade. Estes são alguns dos temas abordados por Zygmunt Bauman no artigo publicado pelo jornal La Repubblica, 16-09-2007.

O destino do casal
René Girard

Confira nas Notícias do Dia 28-09-2007
“O que se está verificando agora não tem nenhum precedente nem termo de comparação, ou porque a vontade da união legal entre pessoas do mesmo sexo nunca existiu, ou porque nunca foi registrada. Sabemos que houve sociedades arcaicas tolerantes em relação à homossexualidade. Mas não era outra coisa que isso: tolerância; não um projeto de legalização do vínculo”, afirma o historiador e filósofo francês René Girard, em artigo publicado no Clarín, 22-09-2007.

A invenção do casamento
Franco La Cecla

Confira nas Notícias do Dia 28-09-2007
A antropologia sempre “indagou da natureza dos laços primários. Criar parentesco é uma constante que se encontra em todos os grupos humanos, mas suas formas são as mais variadas”. Assim escreve o antropólogo italiano Franco La Cecla, em artigo publicado no Clarín, 22-09-2007.

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição