Edição 238 | 01 Outubro 2007

André Gorz

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

André Gorz, 84 anos, e sua esposa Dorine, 83 anos, foram encontrados mortos, na segunda-feira, dia 24 de setembro, na sua residência em Voson (Aube), na França. Os dois estavam deitados um do lado do outro. Junto deles, o amigo que os foi visitar, encontrar as cartas endereçadas aos mais próximos. A notícia é do jornal Le Monde, em 25-09-2007.

O nome verdadeiro de André Gorz era Gerard Horst, autor de uma extensa e importante bibliografia como Ecologia e política (1975), Adeus ao proletariado (1980), Metamorfoses do trabalho (1988), Capitalismo, socialismo e ecologia (1991), Miséria do presente, riqueza do possível (1997) e O imaterial. Conhecimento, valor e capital (2003). As Notícias do Dia, publicadas diariamente na página www.unisinos.br/ihu repercutiram intensamente a morte publicando textos sobre o autor além de artigos e entrevistas dele.


André Gorz no IHU

Em maio de 2004, a revista IHU On-Line convidou André Gorz para dar uma entrevista sobre o que ele descrevia como “o êxodo da sociedade salarial”. Ele aceitou. Mas não usava internet nem fax. Enviamos as perguntas por correio. Depois de vários meses, por correio, veio a entrevista datilografada numa máquina de escrever. A entrevista foi publicada nos Cadernos IHU Idéias no. 31, com o título A crise e o êxodo da sociedade salarial. A edição foi lançada durante o 2º. Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. O texto está disponível nesta página.

Por sua vez, os Cadernos IHU nº. 5 publicaram o texto Pelo êxodo da sociedade salarial: a evolução do conceito de trabalho em André Gorz, de André Langer, pesquisador do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores - Cepat, parceiro estratégico do IHU. O texto é uma síntese da tese de mestrado defendida no PPG de Ciências Sociais da Unisinos.

Recordando a memória da sua obra, Ricardo Antunes, Josué Pereira da Silva e André Langer foram entrevistados pela IHU On-Line.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição