Edição 236 | 17 Setembro 2007

Frases da Semana

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Síntese das frases publicadas diariamente nas Notícias do Dia no sítio do IHU.

Candidato

“A chance de eu ser candidato a presidente é pequena. A vice, nenhuma” – Aécio Neves, governador de Minas Gerais – PSDB – Folha de S. Paulo, 11-09-2007.


Cuba

“Cuba tem um sistema de saúde melhor do que os EUA” - Michael Moore, diretor de cinema – Clarín, 11-09-2007.

Economia é uma ciência?

“A economia não é uma ciência, pelo menos não no sentido que a mesma experiência, repetida, produz sempre o mesmo resultado” - relatório anual do Bank for International Settlements - BIS -, citado por Antonio Delfim Netto - Folha de S. Paulo, 12-09-2007.

“As previsões econômicas são às vezes equivocadas, particularmente quando o ciclo está mudando, quando as informações são insuficientes, quando os modelos são deficientes e quando os choques aleatórios conspiram para gerar resultados insatisfatórios”  - relatório anual do Bank for International Settlements - BIS -, citado por Antonio Delfim Netto - Folha de S. Paulo, 12-09-2007.

“Mais ardilosa ainda é a idéia de calcular probabilidades que encerram os riscos das previsões. De fato, isso é tão difícil que não é exagero dizer que vivemos num mundo fundamentalmente incerto - um mundo no qual as probabilidades não podem ser calculadas - e não num mundo apenas com riscos. A história econômica é um bom guia a esse respeito” - relatório anual do Bank for International Settlements - BIS -, citado por Antonio Delfim Netto - Folha de S. Paulo, 12-09-2007.

Combustível

"Podemos produzir parte da energia que precisamos sem fazer um furo de 6 km, mas um buraco de 20 cm (para plantar), que pode ser feito por uma máquina ou por um analfabeto, que depois pode tirar o seu petróleo, o seu combustível” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – Valor, 13-09-2007.

Rachando

“As grandes empresas estão rachando, rachando de ganhar dinheiro. Algumas estão lavando a égua” – Paulo Bernardo, ministro do Planejamento – O Estado de S. Paulo, 13-09-2007.



Compaixão

“Está demonstrado cientificamente que a prática da compaixão beneficia a saúde porque reduz o estresse. Não se trata de falar sobre Deus e a reencarnação, mas de buscar em nosso interior e sermos compassivos. Ajuda a baixar a pressão arterial e nossa saúde melhora” - Dalai LamaLa Vanguardia, 13-09-2007.

“Há ensinamentos como a felicidade, o amor, a tolerância e a compaixão que são comuns a todas as religiões. Em todo caso, a educação deve ser secular. Não deve ser religiosa, para que assim possa unir pessoas de diferentes religiões” - Dalai LamaLa Vanguardia, 13-09-2007.


Ditadura

“A Igreja não matou, mas não salvou. Por não ter salvado, ela é responsável por estas vidas” – Rubén Capitanio, padre salesiano, declarando no julgamento do padre Von Wernich, seu colega de seminário, por ter participado das torturas no regime militar argentino – Clarín, 11-09-2007.

“A Igreja, escandalosa e pecaminosamente, foi próxima da ditadura” – Rubén Capitanio, padre salesiano, declarando no julgamento do padre Von Wernich, seu colega de seminário, por ter participado das torturas no regime militar argentino – Clarín, 11-09-2007.

“Para nós, é importante que não se entenda a Von Wernich como um padre solto, um louquinho perverso que gostava de ver as pessoas sofrerem. O que nos interessa é que fique claro que Von Wernich não era uma peça solta, mas uma engrenagem que partia da cúpula da Igreja e que ele não era o único capelão nos campos de tortura” – Adriana Calvo da Associação dos Ex-Presos Desaparecidos e testemunha no julgamento do padre Von Wernich, acusado de colaborar nas torturas perpetradas pela ditadura militar argentina – Página/12, 11-09-2007.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição