Edição 236 | 17 Setembro 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Outras entrevistas e artigos que foram Publicados nas Notícias do dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

"Eutanásia é um compromisso ético"
Marcelo Palacios, presidente da Sociedade Internacional de Bioética

Confira nas Notícias do Dia 10-09-2007
O médico espanhol Marcelo Palacios, um dos mais aguerridos defensores da eutanásia no mundo, afirma, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, 09-09-2007, que eutanásia é ajudar um doente terminal, que não tem mais do que meses de vida, a morrer.

A chance do Brasil no contexto mundial da escassez de recursos
Washington Novaes, jornalista e ambientalista

Confira nas Notícias do Dia 10-09-2007
Retomando um estudo da revista New Scientist e os comentários do professor Renato Caporali, Washington Novaes, em artigo publicado no jornal O Estado de S.Paulo, 07-09-2007, destaca que a questão dos recursos naturais continua na ordem do dia nos debates dos rumos da economia mundial.

Crises são testes para as instituições, e o Brasil vai bem.
Fábio Wanderley Reis, professor emérito da UFMG

Confira nas Notícias do Dia 10-09-2007
Segundo o cientista político e professor Fábio Wanderley Reis, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, 09-09-2007, crises são testes para as instituições.

A esquerda do século XXI será ecológica ou não será
François de Rugy, deputado, e Emmanuel Schor, co-fundador de Ecologie Nouvelle
Confira nas Notícias do Dia 11-09-2007
Para François de Rugy, deputado pelo Partido Verde de Loire-Atlantique, co-fundador do sítio Ecologie Nouvelle, e Emmanuel Schor, co-fundador de Ecologie Nouvelle, uma nova esquerda, essencialmente ecológica, tem diante de si a oportunidade histórica de substituir a velha esquerda dos séculos XIX e XX. A esquerda do século XXI será ecológica ou não será. A afirmação foi feita em artigo publicado no jornal Le Monde, 29-08-2007.

"O país só tem competitividade em produtos agrícolas e minerais"
Reinaldo Gonçalves, professor na UFRJ

Confira nas Notícias do Dia 11-09-2007
O professor Reinaldo Gonçalves do Instituto de Economia da UFRJ, fala sobre o livro que está lançando em parceria com Luiz Filgueiras, intitulado A economia política do Governo Lula. Ele afirma, em entrevista publicada no Jornal do Commercio, 10-09-2007, que o trabalho visa a esclarecer a esquerda “perplexa” e todos interessados em entender para onde vai o Brasil.

Caio Prado Júnior. Discriminado no partido e na academia
Lincoln Secco, professor na USP

Confira nas Notícias do Dia 12-09-2007
Nesse ano, celebra-se o centenário de Caio Prado Júnior (1907-1990), considerado um dos maiores historiadores brasileiro. Lincoln Secco, professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em artigo para o Jornal da USP, 10 a 16 de setembro de 2007, comenta que Caio Prado em função de sua origem de classe, foi discriminado no partido e em função de sua opção política foi preterido na universidade.

"O comunismo é uma forma de fé"
Liu Bainian, da Associação Católica Patriótica Chinesa

Confira nas Notícias do Dia 12-09-2007
Para o vice-presidente da Associação Católica Patriótica Chinesa (ACPCh), Liu Bainian, em entrevista concedida ao jornal El País, 09-09-2007, há um mal-entendido na comunidade internacional sobre a Igreja católica chinesa, e algumas pessoas se dedicam a acirrá-lo porque têm outras motivações.

"A religião hoje é novamente um fator de poder na história mundial"
Hans Küng, teólogo alemão

Confira nas Notícias do Dia 12-09-2007
Na opinião do teólogo católico e crítico da Igreja, Hans Küng, os cristãos fundamentalistas que seguem literalmente a Bíblia e dizem que não precisam das outras religiões, mas também as pessoas muito secularizadas, dogmáticos do laicismo, são um entrave para o diálogo entre as religiões. Em entrevista ao sítio dw-world.de, 11-09-2007, Küng combate a visão equivocada que se tem do islamismo e lamenta o discurso de Regensburg de Bento XVI.

Os EUA, a bomba e a moeda
José Luís Fiori, professor na UFRJ

Confira nas Notícias do Dia 12-09-2007
Em artigo publicado pelo jornal Valor, 12-09-2007, o professor titular do Instituto de Economia da UFRJ José Luís Fiori escreve que neste sistema mundial em que vivemos, toda decisão monetária da autoridade responsável por alguma “moeda internacional” sempre terá efeitos contraditórios e provocará danos que fortalecerão, no médio prazo, a vontade competidora dos seus concorrentes e de suas moedas.

"Teve provas de fé, não crise de fé".
Brian Kolodiejchuk, autor do livro sobre as cartas de Madre Teresa

Confira nas Notícias do Dia 13-09-2007
Em entrevista ao sítio Periodista Digital, 11-09-2007, o padre Brian Kolodiejchuk, Missioneiro da Caridade, fala sobre o livro de sua autoria Mother Teresa: come be my light (Madre Teresa: Vem e seja a minha luz). O livro provocou várias manchetes nos jornais sobre a fé de Madre Teresa.

"O protestantismo é apenas minha proveniência, o ecumenismo é meu futuro".
Jürgen Moltmann, teólogo alemão

Confira nas Notícias do Dia 13-09-2007
Jürgen Moltmann, um dos maiores pensadores cristãos vivos, fala sobre a relação entre a Cruz e a Ressurreição, o (presumido) fim da história, o ecumenismo e o estado de diálogo inter-religioso, o problema do mal radical e o tema de uma “teologia do gênero”, em entrevista publicada pela revista italiana Jesus, de setembro de 2007.

"No silêncio a gente se reencontra, mas atenção à fuga da realidade".
Enzo Bianchi, monge

Confira nas Notícias do Dia 14-09-2007
O padre Enzo Bianchi, entrevistado pelo jornal La Repubblica, 11-09-2007, assegura que no silêncio germina a palavra autêntica. O prior da Comunidade de Bose (Ivrea) também desposa as teses do livro do inglês Stuart Sim, uma espécie de “bênção” para o “Manifesto do silêncio”, ministrada por um religioso que fez da meditação uma das “pilastras” do seu mosteiro.