Edição 235 | 10 Setembro 2007

Maricéia Machry

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

A Unisinos é considerada a segunda casa para Maricéia Machry, coordenadora do setor Unisinos Carreiras. A formação acadêmica foi desenvolvida na universidade, e a primeira oportunidade de emprego também surgiu na Unisinos. Desde o ingresso no curso de Ciências Contábeis, em 1992, Maricéia passou grande parte da vida dentro da instituição. Ao longo destes 15 anos, ela construiu uma carreira fundamentada nos valores da universidade e conquistou muitas pessoas, as quais têm valiosa contribuição no seu crescimento pessoal e profissional. Em entrevista exclusiva à revista IHU On-Line, Maricéia destacou passagens marcantes de sua vida, motivada pela existência da sua filha Laura, de 2 anos. Confira, abaixo, a entrevista:


Origens – Nasci em São Leopoldo e sempre vivi nesta cidade com os meus pais e meus irmãos Márcio, de 36 anos, e Marcelo, de 43. Eu sou a filha mais nova, com 32 anos. Meu pai é funcionário aposentado da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT), e minha mãe, também aposentada, sempre exerceu a profissão de professora.

Infância – Sempre morei no Morro do Espelho. Nós morávamos muito próximos. Ao lado da minha casa, morava uma tia; nos fundos, a minha avó com outra tia. Desde pequena, convivi com os meus primos. Fazíamos muitas brincadeiras na rua, como teatro, tomar banho de chuva, brincar de esconder e andar de bicicleta. Era tudo diferente, porque não havia grades nas casas e podíamos brincar livremente. Também brincava de boneca com as minhas primas, que têm quase a mesma idade que eu. Curti muito a minha infância, sempre muito próxima à família, aos meus primos e irmãos.

Relação com a família – Tenho uma relação super boa com os meus pais e com os meus irmãos. Sou uma pessoa que valoriza muito a satisfação de estar com a família. Pelos meus irmãos serem mais velhos, e eu ser a única mulher, eles sempre me protegeram. Hoje, somos muito amigos. Todos nós somos casados. Um dos meus irmãos tem filho, eu também tenho uma filha, a Laura, de 2 anos, e eles brincam juntos. Todos os finais de semana, a gente se encontra, na casa dos meus pais, para jantar ou almoçar juntos. Não nos afastamos nunca.

Escola – Cursei até a 5ª série do Ensino Fundamental no Colégio Gusmão. Depois, fui estudar no Colégio São José, onde conclui o 1º Grau. Saí de lá, porque só tinha a opção do Magistério. Então, fui estudar no Colégio Sinodal, onde cursei o Ensino Médio. Sempre me dediquei muito aos estudos, me cobrava muito. Quando me saia um pouco mal em alguma matéria, eu ficava muito chateada. Os três colégios nos quais estudei foram ótimos. Fiz muitas amizades, que carrego até hoje na minha vida.

Formação acadêmica – Depois que terminei o 2º Grau, prestei vestibular na Unisinos para Ciências Contábeis. Cursei as primeiras disciplinas de contabilidade e me assustei. Então, fiz um teste vocacional passei para o curso de Recursos Humanos. A opção pelo curso de Ciências Contábeis vem do gosto pelas atividades que envolvessem cálculo e documentos. No entanto, a parte mais contábil não me agradava muito. Preferi trocar para RH, porque está mais voltado ao trabalho com pessoas. Entrei na Unisinos em 1992, e me formei em janeiro de 1998. Durante um ano, fui bolsista na antiga sede da Unisinos, como secretária, e ganhava três disciplinas por semestre, o que me ajudou muito.

Trabalho – Comecei a trabalhar com 17 anos. Logo que entrei na Unisinos, procurei trabalho. Eu queria muito trabalhar em banco, e meu pai me ajudou a procurar emprego. Não consegui nada, por causa da falta de experiência. Surgiu uma oportunidade aqui na Unisinos para substituir uma pessoa que estava de licença, no serviço de enfermagem, na antiga sede. Depois de um ano, fui efetivada. Me chamaram para fazer testes para trabalhar na antiga Pró-reitoria Comunitária de Extensão. Passei nos testes, e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, porque eu desejava muito. Sempre quis ter a minha independência, e estava tendo a oportunidade bem cedo, porque recém havia entrado para a universidade.

Unisinos – São 15 anos de relacionamento com a Unisinos, que é a minha segunda casa. Gosto muito daqui e valorizo muito as amizades que fiz e todas as pessoas com as quais trabalhei, que permitiram que eu aprendesse para ser o que sou hoje. Graças às pessoas que me ensinaram que tive a oportunidade de crescer e ainda estar na Unisinos desenvolvendo o meu trabalho. A Unisinos me proporcionou um crescimento especial, em termos profissionais e pessoais, porque tive a oportunidade de fazer graduação, especialização e cursos de aperfeiçoamento aqui, os quais me permitiram estar onde estou.

Unisinos Carreiras – Assumi o setor, que até o final do ano passado se chamava Central de Estágios, em 1999. Valorizo muito o meu trabalho no Unisinos Carreiras e gosto bastante, porque há uma interação muito grande com as empresas e com os alunos. É possível enxergar a situação do mercado profissional e as necessidades dos estudantes. A cada dia que passa, através do meu trabalho, aprendo mais com as pessoas. Meu trabalho é muito importante na minha vida e vou levar comigo para sempre.

Família - Eu e meu marido, que é advogado, estamos juntos há 12 anos, e somos casados faz seis anos. A minha segunda maior realização foi ter tido a nossa filha, Laura. Somos muito felizes. Nós curtimos todos os nossos momentos, namoramos bastante tempo e moramos um bom tempo juntos. A minha gravidez foi muito planejada, e o melhor momento da minha vida foi o nascimento da Laura, que é o motivo da minha existência.

Pais - Pessoas que admiro e valorizo muito são os meus pais. Eles me ensinaram tudo, devo a eles tudo o que sou, e, hoje, eles cuidam da minha filha. Então, tudo o que eles transmitiram para mim estão transmitindo para ela com muito amor e muito zelo. Eles abriram mão de muita coisa para se dedicar ao desenvolvimento dela.

Sonhos – Não sou uma pessoa sonhadora; sou realista. Gosto de planejar, mas são planejamentos em curto prazo. Penso no que quero e batalho para concretizar com mais rapidez. A minha vida é muito boa, porque o tempo foi passando e fui conquistando muitas coisas. Tudo o que tenho - trabalho, estudos, família e a minha filha – é o ideal, é o que eu sempre quis.

Política – Há muita injustiça e muita desigualdade social. Me afeta muito ver o que temos dentro de casa e a quantidade de pessoas na rua, passando dificuldades, pedindo esmola, sem ter o que comer. Existem poucas pessoas ricas e muitas pessoas pobres. Eu gostaria que o mundo fosse mais igual, que não houvesse tantas diferenças sociais.

Educação – Não é tão boa e, infelizmente, muitas pessoas não têm acesso a ela. A educação deveria ser para todos, mas não é. Muitos sequer têm condições de estudar. Para quem tem condições financeiras, a educação atende. Porém, para quem tem menos recursos não existe educação.

Lazer – Aos finais de semana, descansamos bastante, de manhã, e fazemos muitos programas com os amigos, à tarde e à noite. Assim como valorizo a família, também divido o tempo com os amigos. Buscamos proporcionar momentos juntos para que os nossos filhos possam brincar. Também gosto muito de tomar chimarrão com os amigos, sair para jantar e fazer churrascos. Às vezes, costumamos viajar para Triunfo, onde meus pais têm casa. Nas últimas férias, a Laura aproveitou bastante lá, que é um lugar muito mais tranqüilo do que a vida na cidade. Minha sogra tem casa na praia, em Santa Catarina, para onde vamos durante as férias.

Leitura – Quando sobra tempo, gosto de ler livros relacionados à área de Recursos Humanos, voltados à gestão de pessoas. Também gosto de romances espíritas, como os da autora Zíbia Gasparetto.

Filmes – Gosto de cinema, mas, atualmente, tenho ido pouco, porque eu e meu marido preferimos fazer programas com a nossa filha. Meus gêneros de filme preferidos são romance e ação. Também costumo assistir a seriados, como Friends.

Momento triste – Quando era adolescente, perdi minhas avós, que foram muito presentes na minha infância. Com os meus avôs, convivi menos. Quando um deles morreu, eu tinha poucos dias de vida, e o outro faleceu quando eu tinha seis anos. Ter perdido as minhas avós foi o que mais marcou a minha vida.

Instituto Humanitas – O Instituto demonstra para a comunidade acadêmica, de forma bastante verdadeira, os valores da universidade, através da abordagem de temas que envolvem a realidade do nosso país. Estes temas são apresentados pelo Instituto de várias formas, devido aos eventos promovidos. Hoje, como o Unisinos Carreiras está localizado ao lado do Instituto, passei a acompanhar mais de perto e valorizar mais as ações desenvolvidas.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição