Edição 235 | 10 Setembro 2007

A visão de Borges Fortes sobre os açorianos

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Formação Étnica do Rio Grande do Sul na História e na Literatura

Para a historiadora Beatriz Franzen, a participação dos açorianos na colonização do Rio Grande do Sul, foi importante, principalmente, na defesa pelo “território gaúcho”, já que muitos deles participaram das “lutas, especialmente na época da invasão espanhola”, entre 1760 e 1774. Na entrevista a seguir, concedida por e-mail à IHU On-Line, a professora destaca a participação de José Borges do Canto, descendente açoriano, na conquista definitiva das Missões, e fala sobre os costumes da cultura açoriana, ainda presente nas comunidades espalhadas pelo interior do Estado. Franzen discutirá nesta quinta-feira, 13-09-2007, A visão de João Borges Fortes sobre os açorianos, no evento Formação étnica do Rio Grande do Sul na História e na Literatura. A obra que serve como base para a análise é Os casais açorianos – presença lusa na formação sul-riograndense (3. ed. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1999).

Professora convidada da Universidade de Lisboa, Franzen é graduada em História e Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cursou especialização em Metodologia do Ensino Superior na Unisinos e doutorado em História na Universidade de Lisboa com a tese Os jesuítas portugueses e espanhóis e sua ação missionária no sul do Brasil e Paraguai (1580-1640): um estudo comparativo. É autora das obras Os jesuítas portugueses e espanhóis e sua ação missionária no Sul do Brasil e Paraguai (1580-1640): um estudo comparativo (São Leopoldo: Unisinos, 1999) e Jesuítas portugueses e espanhóis no sul do Brasil e Paraguai coloniais: novos estudos (São Leopoldo: Unisinos, 2003).

Traços açorianos no Rio Grande do Sul

Entrevista com Beatriz Franzen

IHU On-Line - Qual é a visão de João Borges Fortes  sobre os açorianos?
Beatriz Franzen –
Para Borges Fortes, a vinda dos açorianos para o Rio Grande do Sul foi fundamental, pois  era necessário povoar as terras do sul do Brasil, as quais o Tratado de Madri (1750), entre os dois impérios - Portugal e Espanha -, havia reconhecido  como portuguesas a partir da troca da Colônia de Sacramento pela região dos Sete Povos. A ameaça espanhola que, entretanto, permanecia, levou o governo português, atendendo a antigas reivindicações de autoridades coloniais, a tratar da ocupação efetiva  da região. Para isto, foi elaborado um plano de ocupação e, partindo do edital de 09 de agosto de 1747, foram selecionados  casais açorianos que seriam enviados para Santa Catarina (1748) e Rio Grande do Sul (a partir  dos fins de 1751).

Segundo Borges Fortes: “[...] para a felicidade dos povos que se ia criar e incrementar, fez-se a escolha de colonizadores selecionados pelos seus antecedentes morais e étnicos [...]. Era, portanto, uma seleção rigorosa física e moralmente [...]. Traziam eles, além desse elevado predicado moral, mais qualidades de inteligência, atividade e caráter do que os próprios filhos da velha metrópole” (Fortes, 1978, p. 29-30). Para Borges Fortes, “[...] a história dos casais é agora a história do Rio Grande” (Fortes: 1978, p. 153)

IHU On-Line - Como a presença lusa ajudou a compor o Rio Grande do Sul?
Beatriz Franzen –
A presença luso-açoriana contribuiu para a formação étnica, econômica e cultural do Rio Grande do Sul. Grande número de famílias do Rio Grande do Sul, através de seus sobrenomes, atestam a influência étnica  dos açorianos. A produção de produtos agrícolas, necessária para o atendimento das forças militares e da população que começava a se formar, foi em grande parte originada da mão-de-obra açoriana que em suas pequenas datas correspondia a estas necessidades. Deve-se dar destaque para a introdução do cultivo do trigo, que alcançou ótimos resultados na época. No decorrer do tempo, encontramos o açoriano, também, como peão nas estâncias e como criador de gado. Culturalmente, a influência açoriana foi muito significativa e, também, persiste até os dias de hoje. Provas disso são as danças tradicionais do Rio Grande do Sul, como a Chimarita, as festas do Divino, as Cavalhadas, tão comuns em certas regiões do interior do Rio Grande do Sul, a música, a religiosidade, destacando-se o culto ao Espírito Santo. E muitos outros costumes que foram de tal forma incorporados à nossa cultura que é quase impossível distingui-los.

Também foi importante  a participação dos açorianos na defesa do território gaúcho, posto que muitos foram chamados a participar das lutas, especialmente na época da invasão espanhola (1763-1774). É preciso lembrar que a conquista definitiva das Missões (1801) teve como um de seus principais líderes José Borges do Canto, descendente de um tronco açoriano, formado pelo casal João Pereira Fortes e Eugênia Rosa, ambos naturais da Ilha Terceira. Este tronco açoriano, através de suas ramificações, deu origem a várias personalidades da história gaúcha, inclusive o próprio João Borges Fortes.
 
IHU On-Line - Quais são as principais regiões gaúchas colonizadas pelos açorianos?
Beatriz Franzen –
As principais regiões do Rio Grande do Sul colonizadas pelos açorianos foram a região sul do Estado, especialmente o litoral sul, com destaque para Rio Grande; toda a área da Lagoa dos Patos, com Pelotas,  Camaquã; na península: São José do Norte,Mostardas, Bojuru; a região de  Porto Alegre, o antigo Porto dos Casais; o Vale do Jacui, com Taquari, a primeira cidade fundada pelos açorianos. Também, foram instalados em Santo Amaro, Rio Pardo, para dar atendimento às necessidades dos fortes aí localizados, Cachoeira. Do Vale do Jacuí, a partir dos fins da década de 1770, eles começaram a expandir-se  em direção ao sul. É a época em que muitos começam a dedicar-se à criação de gado.

IHU On-Line - Taquari é o primeiro município gaúcho colonizado pelos açorianos. Como esse fato moldou o perfil sócio-econômico-cultural do município?
Beatriz Franzen –
Taquari, como já foi dito, é o primeiro povoado fundado pelos açorianos, até hoje conserva muito presente a memória de seus antepassados. Suas atividades econômicas, sociais e culturais estão bastante relacionadas à herança deixada pelos açorianos. O traçado urbano corresponde ao de uma cidade portuguesa da época da colonização bem como a arquitetura de suas casas mais antigas. Esta influência, ainda hoje percebida, não é exclusiva de Taquari, pois algo semelhante é notado em Rio Pardo e outras cidades do vale do Jacui.

IHU On-Line - E quais são as maiores contribuições culturais deixadas pelos açorianos em nosso Estado?
Beatriz Franzen –
Conforme já foi exposto acima, a influência cultural dos luso-açorianos é muito grande no Rio Grande do Sul e, ainda hoje perfeitamente percebida, na música, na dança, em festas religiosas, principalmente, na arquitetura, no traçado urbano das cidades de origem açoriana, na alimentação, especialmente através dos doces. Quando se visita os Açores, hoje, observa-se que a alimentação  e, principalmente, os doces são muito semelhantes aos nossos, tortas, pudins. Além disso, é necessário nunca esquecer que o açoriano é português. A tradição de doçaria é típica dos portugueses. Mas, talvez, a maior herança  deixada pelos açorianos tenha sido aquela que João Borges Fortes assinala: “Os homens dos Açores eram quase incultos, as suas indústrias elementares, o abandono a que se viram votados atrofiara-lhes a atividade e as iniciativas.  Em compensação nenhuma das rijas fibras de suas qualidades morais se quebrantara. E foi essa a melhor herança que nos legaram” (Fortes, 1978, p.154).

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição