Edição 233 | 27 Agosto 2007

Frases da Semana

IHU Online

Síntese das frases publicadas diariamente nas Notícias do Dia no sítio do IHU, www.unisinos.br/ihu.

Brastemp

“[As pessoas] viram que não somos a Brastemp que imaginavam. Tiveram um choque de realidade"
Jacques Wagner, governador da Bahia pelo PT – Folha de S. Paulo, 21-08-2007.

Design ‘heróico’

“Eu acho que muita gente da nova geração está hipnotizada pelo consumismo exagerado e pelo design ‘heróico’” - Tom Dixon, considerado um dos expoentes da atividade no Reino Unido e um dos mais celebrados designers em âmbito mundial – Folha de S. Paulo, 21-08-2007.

Nomes

“A maioria dos americanos pensa que o Brasil e o México são os melhores amigos dos EUA, mas a grande maioria não saber dizer o nome os presidentes de cada um dos dois países” – Peter Hakim, presidente do Diálogo Interamericano – Clarín, 22-08-2007.

Urubu

“Com tanta sujeira naquelas bandas, por que raramente se vê um urubu no céu de Brasília?” – Joel Silveira, repórter, lida na missa de sétimo dia por Frei Clemente, que não resistiu e comentou: “Ah, deveriam mandar esta para o Renan”. A gargalhada foi geral – O Globo, 23-08-2007.

Friedman

“Milton Friedman deve estar se revirando no túmulo. Ele havia aconselhado com firmeza: nunca,
nunca salve pessoas insensatas que cometeram erros graves e saíram prejudicadas” - Paul A. Samuelson, jornalista, no International Herald Tribune – Folha de S. Paulo, 23-08-2007.

Falta de provas

“A tendência do Supremo Tribunal Federal no caso dos mensaleiros é a mesma do caso Fernando
Collor: acatar a denúncia agora e no fim absolver boa parte dos envolvidos, pelo motivo de sempre -a falta de provas” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 24-08-2007.

Commodoty

“Ele tratou a América Latina como uma commodity” -  Álvaro Augusto Vidigal, ex-presidente da Bovespa, referindo-se a Edmund Phelps, prêmio Nobel de Economia – O Estado de S. Paulo, 24-08-2007.

Aborto

“O ministro da Saúde tem razão: aborto é questão de saúde pública!” – Lena Lavinas, doutora em economia e professora associada do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Folha de S. Paulo, 24-08-2007.

“Quem julga o recurso ao aborto como uma escolha irresponsável de contracepção insiste em ignorar que toda contracepção - à exceção da esterilização - é falível. E é isso que justifica assegurar o direito ao aborto a todas as mulheres que optarem por lançar mão desse último recurso. Uma escolha que também nós, brasileiras, queremos ter” – Lena Lavinas, doutora em economia e professora associada do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Folha de S. Paulo, 24-08-2007.

Chagas

“Pasme, governadora. Eu jamais imaginei que o Rio Grande do Sul tivesse doença de Chagas” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – Zero Hora, 26-08-2007.

Contrição

“Levanto cedo, vou para o computador, planto as árvores e fico com a consciência mais leve. Não entendo muito sobre aquecimento global. Mas acompanho o tema e sei que sou parte do problema. A gente sente culpa, e comecei a fazer isso para aliviar um pouco a consciência” - Cecília Martinez, aposentada, jardineira eletrônica de um site ligado ao projeto SOS Mata Atlântica, em que internautas podem plantar árvores bancadas por empresas – Folha de S. Paulo, 26-08-2007.

“Essas são as mesmas pessoas que hoje deletam o pecado pelo plantio de árvores na internet. Limpo minha semana perversa com uma boa ação. É uma tremenda descarga de responsabilidade" – Jorge Forbes, psicanalista, comentando o “ato de contrição eletrônica”, da pessoa da frase acima, lembrando que, há 30 anos, as pessoas iam à igreja, falavam o que tinham cometido, rezavam e comungavam até voltar a pecar – Folha de S. Paulo, 26-08-2007.