Edição 233 | 27 Agosto 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia, atualizadas diariamente, do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

O impacto do etanol sobre as populações indígenas
Antonio Brand, historiador

Confira nas Notícias do Dia 20-08-2007
O pesquisador Antonio Brand fala da mortalidade infantil e do problema da fome que assola as comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul. Ele aborda também o problema da perda da autonomia dos índios e do evento que está organizando, intitulado Seminário Formação Jurídica e Povos Indígenas.

Sindicato ‘coletivo’ x Sindicato ‘indivíduo’. A tensão permanente.
Marisa Stedile, sindicalista

Confira nas Notícias do Dia 21-08-2007
A presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana Marisa Stedile acredita que o sindicato vive em uma permanente tensão. Por um lado, precisa encaminhar as lutas gerais da categoria e, por outro, se exige que ele dê resposta imediata às demandas particulares. Segundo Marisa, a nova configuração do mundo do trabalho empurrou os sindicatos para a defensiva. Porém, a partir da eleição de Lula, a sindicalista enxerga um novo ascenso na luta sindical.

Militância e cultura durante a ditadura militar brasileira
Miliandre Garcia, historiadora

Confira nas Notícias do Dia 22-08-2007
Miliandre Garcia fala sobre o livro de sua autoria, intitulado Do teatro militante à música engajada: a experiência do CPC da UNE (1958-1964), que analisa a origem e a riqueza dos projetos culturais e dos debates desenvolvidos no interior do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Televisão digital: uma nova era na TV Brasileira
Valério Brittos, pesquisador

Confira nas Notícias do Dia 23-08-2007
O professor da Unisinos, Valério Brittos, fala sobre seu mais recente livro A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes (São Paulo: Editora Paulus), escrito em parceria com César Bolaño. Na obra, os autores discutem os problemas atuais que mais envolvem a televisão digital no Brasil. Também traçam um diagnóstico sobre a produção televisiva, a indústria cultural, o estado da televisão digital no Brasil e no mundo e comentam sobre as falhas do governo em relação a essa nova tecnologia que chega ao país.

'A revolução feminista não transformou o papel da mulher, mas agregou funções a ela'
Joana de Vilhena Novaes, psicóloga

Confira nas Notícias do Dia 24-08-2007
Magra, alta, cabelos compridos e esvoaçantes: esse é o padrão de beleza da sociedade contemporânea. Como é um padrão que se adapta apenas às minorias, a massa recorre às plásticas e aos inibidores de apetite. É excluído aquele que está acima do peso, fora do padrão. Isso é o que a pesquisadora Joana de Vilhena Novaes chama de moralização da beleza, em seu mais recente livro, fruto da sua tese de doutorado, O intolerável peso da feiúra. Sobre mulheres e seus corpos (Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2006).

A reconstrução de um país: a realidade contemporânea da Venezuela
Adrián Padilla Fernández e Norah Gamboa Vela, jornalistas

Confira nas Notícias do Dia 25-08-2007
O projeto bolivariano, iniciado com Simon Bolívar e retomado por Chávez, na Venezuela, tem gerado inúmeras notícias na mídia internacional. Inclui temas que vão da nacionalização do petróleo à não renovação da concessão à RCTV. Chávez é visto, pelos meios de comunicação, como um ditador. No entanto, o povo, em sua maioria, o apóia veementemente. O que há de verdade e o que há de mentira nas notícias sobre a Venezuela? São as questões discutidas nessa entrevista.