Edição 232 | 20 Agosto 2007

Frases da Semana

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

SÍNTESE DAS FRASES PUBLICADAS DIARIAMENTE NAS NOTÍCIAS DO DIA NO SÍTIO DO IHU.

Ambições

“O Brasil perdeu importância e está tentando encontrar uma maneira de voltar a ter alguma, mas não sei se encontrou. Sem dúvida, o país tem menos rumo hoje do que tinha na década de 50. A promessa do Brasil era maior. A gente podia imaginar que o país seria melhor na virada da década de 50 do que pode imaginar hoje o que será o país daqui a dez anos” – João Moreira Salles, diretor de cinema – Folha de S. Paulo, 13-08-2007.

“As nossas ambições se tornaram mais medíocres. Disso não tenho dúvida” – João Moreira Salles, diretor de cinema – Folha de S. Paulo, 13-08-2007.


FMI

“Antigamente, a esta altura, o ministro da Fazenda já teria ligado para o FMI para garantir a
benevolência em caso de necessidade. Quem poderia imaginar que um ministro da Fazenda [brasileiro] falaria em crescimento sustentável enquanto os bancos centrais da União Européia e dos EUA estão injetando liquidez nos mercados?” – Guido Mantega, ministro da Fazenda – O Estado de S. Paulo, 14-08-2007.


Fracassou

“Quais são as instituições que dão coesão à sociedade ? Família, religião, partido, escola. No Brasil, tudo isso fracassou” – Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República – revista Piauí de agosto.

“No meu governo universalizamos o acesso à escola, mas para quê ? O que se ensina ali é um desastre” – Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República – revista Piauí de agosto.

“A única coisa que organiza o Brasil hoje é o mercado, e isso é dramático. O neoliberalismo venceu. Ao contrário do que pensam, contra a minha vontade” - Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República – revista Piauí de agosto.


Palhaçada

 “A parada de 7 de setembro é uma palhaçada. Parada militar no Brasil é pobre pra burro. Brasileiro não sabe marchar. Eles sambam ... A cada bandeira de regimento a gente tinha que levantar, era um senta levanta infindável. Em setembro venta muito em Brasília e o cabelo fica ao contrário” – Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República – revista Piauí de agosto.

“Os americanos têm os founding fathers ... A França tem os ideais da Revolução. Eu disse para os homens de imaginação, para o Nizan Guanaes: olha, a imaginação do povo é igual à estrutura do mito do Lévi-Strauss, ou seja, é binária: existem o bem e o mal. Eu fui eleito Presidente da República porque fiz o bem – no caso, o real. O real já está aí, eu disse. Chega uma hora em que a força dele acaba. O que vamos oferecer no lugar ? Ninguém soube me dar essa resposta. Eu também não soube encontrá-la” – Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República – revista Piauí de agosto.


Ruptura epistemológica

“O que houve não foi uma ruptura epistemológica no meu projeto intelectual, mas uma ruptura ontológica do mundo... No final da década de 80, não estávamos mais enfrentando teorias, mas a realidade. Olhamos o que existia e estava tudo em pedaços. Estávamos falidos. Fomos forçados a privatizar, não havia outro jeito” – Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República – revista Piauí de agosto.


Lula e o PT

“Os petistas passaram 25 anos da vida se dedicando a um só objetivo, fazê-lo (Lula) subir a rampa do Palácio. Agora não pode esnobar o PT” - um expoente do PT na Câmara, afirmando que Lula e não só o partido que deve mudar – Valor, 15-08-2007.

“Não se pode criticar o PT e ao mesmo tempo incensar adversários do PT. Lula não pode ser rigoroso com um e generoso com outros” - um dirigente do PT – Valor, 15-08-2007.

“Ele (Lula) tem que aproveitar o Congresso (do PT) para reafirmar que é petista, que gosta do PT e quer o PT ao seu lado” - um dirigente do PT, falando do próximo Congresso – Valor, 15-08-2007.

“Quando o PT era pequeno, a gente mandava, tinha controle, eu e o Zé Dirceu” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – O Estado de S. Paulo, 16-08-2007.

“Em Campinas, por exemplo, não quero nem saber o nome do candidato a prefeito do PT. Lá, eu vou apoiar o Dr. Hélio” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, referindo-se ao prefeito do PDT e candidato à reeleição – O Estado de S. Paulo, 16-08-2007.


Coqueiro Linhas Aéreas

“Agora eu sei por que eles só servem barra de cereal e sanduíche. Pra comer na vertical. Se abrir os braços o cotovelo bate no olho do vizinho! Coqueiro Linhas Aéreas. Viaje como sardinha em lata!” - José Simão, jornalista – Folha de S. Paulo, 15-08-2007.


2010

“Garanto que os partidos aliados do governo disputarão a eleição de 2010 com um único candidato” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – O Estado de S. Paulo, 16-08-2007.

"Acho que em 2010 será a hora de Minas" - Itamar Franco, ex-presidente da República - IstoÉ, desta semana.

"Para 2010, o cenário que eu trabalho hoje é que Minas não pode ter dois candidatos a presidente da República. Se não mudar, o candidato é o governador Aécio Neves. Há muito sereno e muito sol até 2010. Quem não é candidato é bom se guardar do sol e do sereno" - Itamar Franco, ex-presidente da República - IstoÉ, desta semana.

"Podem ir aproveitando para debater, estudar, mas preparem-se para arregaçar as mangas daqui a três anos: vai todo mundo voltar para Brasília" – Aécio Neves, governador de Minas Gerais pelo PSDB, num debate sobre os rumos da economia brasileira na Casa das Garças, centro de estudos no Rio de Janeiro ligado ao PSDB, que reúne, entre outros, Armínio Fraga, Pedro Malan, Edmar Bacha, Dionisio Carneiro, Edward Amadeo – Veja, desta semana.


FHC

O Fernando Henrique não era o meu candidato. Meu primeiro candidato era o Antônio Brito (ex-governador do Rio Grande do Sul). Minhas pesquisas indicavam, naquele instante, o FHC em terceiro lugar. Abaixo do Brito e do Lula" - Itamar Franco, ex-presidente da República - IstoÉ, desta semana.

"Muitos me disseram: ‘Não cometa a tolice de indicar o FHC para presidente. Ele vai te trair e não vai ser bom para a Nação.” Mas não tive outra opção’ - Itamar Franco, ex-presidente da República - IstoÉ, desta semana.

“São Paulo é um resumo do Brasil, mas tem uma elite política na atual conjuntura que é dramaticamente provinciana. Não tem percepção de Brasil. O príncipe disso é Fernando Henrique, que fez de tudo para destruir a política do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Ele sabe o que representou a coalizão desses dois Estados na Revolução de 30” – Ciro Gomes, deputado federal PSB-CE – Zero Hora, 18-08-2007.


Inventou

“O Lula acha que inventou o Brasil” - Itamar Franco, ex-presidente da República - IstoÉ, desta semana.


Juízo Final

“A noite estava clara e vi a Lua tremendo de um jeito tão forte que parecia que ela ia explodir. Os postes da avenida balançavam como se quisessem dançar um samba brasileiro, a luz acabou de repente e, do lado do oceano, relâmpagos faziam a noite virar dia. Nas ruas, todos gritavam e rezavam acreditando que o dia do Juízo Final finalmente havia chegado” - Ricardo Becerra, 30 anos, segurança de um posto de gasolina de Miraflores, distrito de classe média alta de Lima, descrevendo os momentos mais agudos do terremoto de 8 graus na escala Richter que abalou o Peru na quarta-feira - O Estado de S. Paulo, 19-08-2007.


Raquítico

 “O país tem um Estado raquítico. Apenas 8% da mão de obra ocupada pertence ao Estado. Nos Estados Unidos, são 18%. Na Europa, 25%. Na Escandinávia, 40%. Espanha e Portugal tem cerca de 20%” – Marcio Pochmann, presidente do Ipea – Agência Carta Maior, 15-08-2007.


TAM

“O seguro obrigatório, se os parentes não correm atrás, não recebem. As indenizações, queremos ver a apólice, ter certeza de que a TAM não vai lucrar em cima dos cadáveres. Eles querem pagar de acordo com o tipo de vítima. Meu irmão vale mais que uma senhora de 80 anos e menos que um bebê? Isso é muito cruel” - Roberto Lopes Correa Gomes, irmão do empresário Márcio Lopes Correa Gomes, morto no acidente da TAM, que esperou 22 dias para enterrá-lo – Folha de S. Paulo, 18-08-2007.


Briga

“PT e PSDB em São Paulo são a mesma coisa e se alternam no poder. Sonham para o Brasil o bipartidarismo que fizeram lá. São a mesma gente, têm os mesmos valores e concepções e apenas brigam pelo poder” - Ciro Gomes, deputado federal PSB-CE – Zero Hora, 18-08-2007.
Milton Santos

“Somos pessimistas quanto à realidade que está aí, mas otimistas quanto ao que pode chegar” – Milton Santos, geógrafo no documentário “Encontro com Milton Santos ou a globalização vista do lado de cá” de Sílvio Tendler – O Globo, 18-08-2007.

“Nunca houve humanidade. Agora é que está havendo. A gente vem fazendo ensaios do que será a humanidade. Acho que é a primeira vez na História em que convivemos com um futuro possível. Acho que essa é a grande novidade da nossa geração. A capacidade de conviver com o futuro possível” – Milton Santos, geógrafo no documentário “Encontro com Milton Santos ou a globalização vista do lado de cá” de Sílvio Tendler – O Globo, 18-08-2007.


Cansada

"Ô Hebe "Maluf" Camargo! Fez campanha pra ladrão a vida toda e agora está cansada!" - José Carlos Caldeira Braga, 70 anos, engenheiro, gritando na direção da apresentadora, ontem no “Cansei” na Praça da Sé – Folha de S. Paulo, 18-08-2007

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição