Edição 232 | 20 Agosto 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) de 13-08-2007 a 17-08-2007

'A cristandade medieval dá lugar aos Estados confessionais'
Olivier Christin

Confira nas Notícias do Dia 13-08-2007
De acordo com o professor e diretor de estudos na EPHE Olivier Christin, a cristandade, como princípio da organização política está dando lugar aos estados. Segundo ele, as guerras e as “pazes” de religiões são responsáveis por condenar a idéia de cristandade. A entrevista foi concedida ao Le Monde, em 3-08-2007.

'O valor do amanhã'. Giannetti na Terra Prometida
Marcos Nobre

Confira nas Notícias do Dia 14-08-2007
O professor de filosofia política da Unicamp e professor do Cebrap Marcos Nobre comenta o programa “O valor do amanhã”, de Eduardo Giannetti da Fonseca. Segundo ele, o programa transmite uma impressão enganosa. O artigo foi publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 14-08-2007.

Que se vai fazer com os sacos plásticos?
Washington Novaes

Confira nas Notícias do Dia 14-08-2007
O jornalista Washington Novaes, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, no dia 10-08-2007, comenta o impasse sobre a utilização de plásticos, no Brasil. Ele comenta a possível utilização de sacolas plásticas oxibiodegradáveis, que aceleram a decomposição, e a troca de sacolas plásticas por sacolas de pano, atitude que ocorre em algumas regiões dos Estados Unidos, e recentemente, implantado em Lajeado, RS.

Em defesa do plástico oxibiodegradável
Sebastião Almeida

Confira nas Notícias do Dia 14-08-2007
Autor do projeto de lei 534/07, que obrigava os comerciantes paulistas a substituir as sacolas plásticas por sacolas plásticas oxibiodegradáveis, o deputado Sebastião Almeida (PT-SP) afirma que o composto oxibiodegradável poderá acelerar a decomposição do plástico em até cem vezes.

A ‘biopolítica’ e os corpos na sociedade contemporânea
Mario Goldenberg

Confira nas Notícias do Dia 14-08-2007
O psicanalista da Escola de Orientação Lacaniana e professor da Universidade de Buenos Aires Mario Goldenberg afirma que a segurança, atualmente, tem algumas características da biopolítica. Segundo ele, ao preservar a segurança, se faz, em muitos casos, uso da violência sobre os corpos. O artigo foi publicado no Página/12, em 28-07-2007.

A bomba e o banheiro
José Luís Fiori

Confira nas Notícias do Dia 15-08-2007
Em artigo publicado no jornal Valor, no dia 18-08-2007, o professor do Instituto de Economia da UFRJ, José Luís Fiori diz que os governos e economistas devem prestar atenção nos desdobramentos geopolíticos da conjuntura atual.

A CUT em Brasília. Uma pauta tímida, conservadora e corporativista
Cesar Sanson
Confira nas Notícias do Dia 15-08-2007
Na opinião do pesquisador do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT) e doutorando em Sociologia do Trabalho Cesar Sanson, a pauta da CUT referente à Emenda 3, apresentada em Brasília, foi tímida, conservadora e corporativista.

'Ter mais informação faz bem à fantasia'
Domenico de Masi

Confira nas Notícias do Dia 16-08-2007
Domenico de Masi critica a opinião de Elton John, que propõe o fechamento da internet por cinco anos. A entrevista foi concedida ao jornal Repubblica, em 2-08-2007.

Trezentos mil se matam anualmente com pesticidas no campo asiático
Paul Benkimoun

Confira nas Notícias do Dia 17-08-2007
A ingestão voluntária de pesticidas tem matado cerca de 300 mil pessoas nos campos da Ásia. A proibição à comercialização desses produtos, segundo pesquisadores, enfrenta dificuldades, pois esbarra na hostilidade das indústrias químicas. O artigo foi publicado no jornal Le Monde, em 16-08-2007.

Um dia na semana para não se fazer nada
Hélio Zylberstajn

Confira nas Notícias do Dia 17-08-2007
Há, hoje, uma degradação dos recursos humanos provocada pelo excesso de trabalho, afirma o professor da FEA/USP e presidente do Ibret, Hélio Zylberstajn, em artigo publicado no jornal Valor, no dia 17-08-2007. O professor propõe um dia sem trabalho e reitera que essa medida seria bastante importante, pois nos lembraria que as “as relações afetivas devem ser vividas e não esquecidas”.

O direito à preguiça resiste na era da super-atividade
Massimiliano Panarari

Confira nas Notícias do Dia 17-08-2007
Vista como uma pausa para aliviar o pensamento, a sesta, segundo Massimiliano Panarari, tornou-se resistente e equiparável a super-eficiência e ao hiper-trabalho da globalização. O artigo foi publicado no jornal La Repubblica, em 3-08-2007.