Edição 231 | 30 Novembro -0001

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

Rio Madeira. É preciso mantê-lo vivo
Iremar Antonio Ferreira

Confira nas Notícias do Dia 06-08-2007
Em entrevista especial à IHU On-Line, o educador popular Iremar Ferreira fala sobre vários aspectos que envolvem as usinas do Rio Madeira e sobre o evento Viva o Rio Madeira Vivo, do qual é um dos coordenadores. Ele ressalta as principais discussões em pauta neste encontro e, ainda, as exigências ambientais que devem ser inseridas no projeto das usinas do Rio Madeira.

“É preciso entender a Saúde Coletiva como um campo interdisciplinar”
Thomas Josué Silva

Confira nas Notícias do Dia 07-08-2007
O professor Thomas Josué Silva, da Universidade Federal de Santa Maria, relaciona a arte à doença mental e fala da importância dessa relação para a área de Saúde Coletiva. Ele também discorre sobre o importante evento da Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva – Abrasco, realizado, no último mês, em Salvador, discutindo o tema “Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: Desafios à Saúde Coletiva na Mundialização”.

Plebiscito sobre a anulação do leilão de privatização da Vale do Rio Doce
Marcos Arruda

Confira nas Notícias do Dia 08-08-2007
O plebiscito sobre a reestatização da Companhia Vale do Rio Doce é o tema discutido pelo economista Marcos Arruda, do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul – PACS. Ele relaciona o plebiscito da Vale com o primeiro plebiscito que ajudou a conceber: o da dívida externa.

Vale do Rio Doce. ‘O plebiscito quer incentivar a retomada dos processos que advogam a anulação do leilão’
Dom Demétrio Valentini

Confira nas Notícias do Dia 09-08-2007
Dom Demétrio Valentini, bispo da Diocese de Jales, em São Paulo, por ocasião de seu jubileu, falou de suas origens, da sua vocação, dos momentos mais marcantes como bispo, do seu envolvimento com os movimentos sociais, da Conferência de Aparecida e sobre o plebiscito sobre a reestatização da Vale do Rio Doce.

Movimento Consulta Popular: das origens à formação de uma organização política
Ricardo Gebrin
Confira nas Notícias do Dia 10-08-2007
Ricardo Gebrin fala sobre o Movimento Consulta Popular, do qual é membro da coordenação nacional. Ele narra as origens do movimento e a sua constituição numa organização política, aborda o que chama de Revolução Brasileira e ainda dá sua opinião sobre o Governo Lula.

Economia solidária: o avanço e as mudanças das Redes Sociais de Troca
Heloísa Primavera

Confira nas Notícias do Dia 11-08-2007
A bióloga e socióloga Heloísa Primavera falou sobre o avanço e as mudanças das Redes Sociais de Trocas, tema da Revista IHU On-Line número 21, na Argentina e Brasil e sobre a Rede Global de Trocas.