close
FECHAR
Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A memória do Ser em plena civilização científico-tecnológica. ‘Antropologia Filosófica’ de H.C. de Lima Vaz, 25 anos depois
Há 25 anos, Henrique Cláudio de Lima Vaz publicava o primeiro volume da sua obra Antropologia Filosófica. O segundo volume foi publicado no ano seguinte, ou seja, em 1992. Segundo um dos pesquisadores entrevistados, “contrariamente ao modo de fazer Filosofia consagrado no Brasil, caracterizado por um conhecimento verticalizado de um determinado autor, Lima Vaz desenvolveu um pensamento filosófico com abrangência sistêmica”. Para a revista IHU On-Line, “a celebração dos 25 anos de publicação da sua Antropologia Filosófica serve para fazer a memória desse insigne cristão e democrata que amava profundamente o Brasil”.
Contribuem para o debate: Marcelo Fernandes de Aquino, jesuíta, professor e pesquisador do PPG em Filosofia e reitor da Unisinos; Carlos Drawin, docente da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Cláudia Maria Rocha de Oliveira, professora e pesquisadora na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - Faje, em Belo Horizonte; Delmar Cardoso, diretor do Departamento de Filosofia e Coordenador da Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Faje; Marcelo Perine, docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Marly Carvalho Soares, da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

