Edição 230 | 30 Novembro -0001

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas Especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) de 30-07-2007 a 05-08-2007

A polêmica sobre a construção das usinas do Rio Madeira
Roberto Smeraldi

Confira nas Notícias do Dia 30-07-2007
A polêmica em torno da construção das usinas do Rio Madeira continua. O presidente da ONG Amigos da Terra Roberto Smeraldi disse que “o IBAMA nunca recusa uma licença, o que confirma a escassa credibilidade do processo e resulta em sua constante judiciarização.

Os desafios do desenvolvimento sustentável no Brasil
Fernando Almeida

Confira nas Notícias do Dia 31-07-2007
Fernando Almeida fala sobre como abordou em seu livro Os desafios da sustentabilidade. Uma ruptura urgente (São Paulo: Ed. Campus/Elsevier, 2007) os desafios que a sustentabilidade passa hoje no País. Mencionou, ainda, como podemos prever as tragédias e mudar as condições que as favorecem e relata o papel que, em sua opinião, cada indivíduo tem na efetivação das mudanças que todos querem na sociedade e no meio ambiente.

“O conteúdo da política social do Governo Lula é o mesmo do Governo FHC”
Reinaldo Gonçalves

Confira nas Notícias do Dia 01-8-2007
Uma avaliação do governo Lula em seus dois mandatos é o que faz o economista Reinaldo Gonçalves. Reinaldo aponta as diferenças e semelhanças entre o governo Lula e o governo Fernando Henrique Cardoso no que diz respeito ao modelo econômico seguido pelos dois presidentes.

“Neste momento não há partidos políticos na Argentina”
Entrevista com Washington Uranga

Confira nas Notícias do Dia 02-8-2007
O jornalista argentino Washington Uranga fala sobre a realidade política da Argentina, dos acertos e desacertos ocorridos na política nacional, das relações entre o governo e a sociedade civil e entre o governo e a Igreja católica.

Usinas do Rio Madeira. Energia para exportar alumínio barato
Entrevista com Philip Fearnside
Confira nas Notícias do Dia 03-8-2007
A liberação da construção das Usinas do Rio Madeira pelo Governo Federal ainda tem gerado inúmeras discussões. Um dos críticos, Philip Fearnside, diz que as perguntas sobre a carga de sedimentos continuam sem resposta.

“O documento do V Celam é típico da Igreja do temor”
Entrevista com Eduardo de La Serna

Confira nas Notícias do Dia 04-8-2007
O teólogo Eduardo de la Serna, um dos participantes da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, que aconteceu de 13 a 31 de maio, em Aparecida, no Brasil, referiu-se ao texto final do encontro como “um documento típico da Igreja do temor”. Falou, também, sobre a Igreja Argentina, os rumos da Teologia da Libertação, as relações entre o presidente Kirchner e o presidente da Conferência Episcopal Argentina, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, e avalia o governo atual em seu país.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição