Edição 229 | 30 Julho 2007

Frases da Semana

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

SÍNTESE DAS FRASES PUBLICADAS DIARIAMENTE NAS NOTÍCIAS DO DIA NO SÍTIO DO IHU.

As vaias

“No Brasil do Lula, é grande a tentação de entrar no coro que vaia o presidente. Ao seu lado no coro poderá estar alguém que pensa como você, que também acha que Lula ainda não fez o que precisa fazer e que há muita mutreta a ser explicada e muita coisa a ser vaiada. Mas olhe os outros. Veja onde você está metido, com quem está fazendo coro, de quem está sendo cúmplice. A companhia do que há de mais preconceituoso e reacionário no país inibe qualquer crítica ao Lula, mesmo as que ele merece” - Luis Fernando Verissimo, escritor - O Globo, 22-07-2007.

“Antes de entrar num coro, olhe em volta” - Luis Fernando Verissimo, escritor - O Globo, 22-07-2007.


Deus

“Toda vez que o avião fecha a porta, eu entrego a minha sorte a Deus” - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República - O Estado de S. Paulo, 26-07-2007.

“Lula diz que, no avião, entrega o destino a Deus. E eu, faço o quê? O Estado não deveria ser laico? Entregaram a segurança dos meus filhos a Deus? Não votei em Deus, votei no Lula. Que ele faça seu serviço e governe” – Jorge Furtado, diretor de cinema, petista de carteirinha – O Globo, 29-07-2007.

“O Lula disse: "quando viajo, entrego a Deus". E se acontecer alguma coisa? Reclama com o papa! E disse que reza quando entra no avião. E eu rezo pra ter um avião igual ao dele!” - José Simão, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-07-2007.


Sanha

“Presidente, há uma sanha para atingi-lo. Novamente se movem para atingir o senhor e seu governo, é a mesma sanha de sempre e, desta vez, me usam para este fim” -  Waldir Pires, ex-ministro da Defesa - Folha de S. Paulo, 6-07-2007.


Virtuose

“Nelson Jobim é um virtuose na arte de equilibrar-se nas vizinhanças no poder; veste à perfeição o uniforme do PMDB. Seu alinhamento fiel ao grupo governante já lhe havia rendido frutos na gestão FHC. Foi nomeado ministro da Justiça e, depois, indicado para o Supremo Tribunal Federal. A passagem efêmera pela corte, o flerte com aventuras presidenciais e a constante aquiescência para com o Executivo federal projetam no currículo de Jobim a imagem do político que se contenta em sobrenadar” - editorial  do jornal Folha de S. Paulo, 26-07-2007.

“Que se cuidem Malan, Armínio e Pedro Parente. Com os sacolejos nas Bolsas e no dólar por causa do tranco americano, eles acabam sendo convocados por Lula” - Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-07-2007.


Jobim

“Nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora!”  - Nelson Jobim, ministro da Defesa - O Estado de S. Paulo, 27-07-2007.


Infraero

“Tinha como um dos meus projetos dar uma limpeza na empresa, mas não consegui nada disso. Basicamente por muita pressão política” - José Carlos Pereira, presidente da Infraero - Folha de S. Paulo, 27-07-2007.

“Todo mundo sabe que recebi do presidente Lula um ministério sem poderes” – Waldir Pires, ex-ministro da Defesa – O Estado de S. Paulo, 28-07-2007.


Aborto

”Perder o exercício do poder sobre o corpo das mulheres é o que assusta homens de mentalidade arcaica hoje em dia. Assusta as instituições autoritárias. Ter soberania sobre o próprio corpo talvez também não interesse a todas as mulheres, pois isso exige uma responsabilidade para a qual talvez não estejam individualmente preparadas” - Márcia Tiburi, professora de filosofia da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), no artigo “Aborto, soberania e mudez das mulheres”- Folha de S. Paulo, 26-07-2007.


Alma

“A Europa não pode viver se se cortam as raízes cristãs, porque assim se lhe cortaria a sua alma” - Georg Gaenswein, secretário particular de Bento XVI - La Repubblica, 27-07-2007.
Islã

“O Islã é um risco para a Europa. Seria um erro não constrastá-lo” - Georg Gaenswein, secretário particular de Bento XVI - La Repubblica, 27-07-2007.


Fidel

“Qual tem sido o problema dos países pobres do ponto de vista tecnológico e econômico? O roubo de cérebros. Qual é o problema pior desde o ponto de vista patriótico e educativo? O roubo de cérebros” – Fidel Castro, presidente de Cuba – Granma, 27-07-2007.

“Eu disse: Fidel, assumo o compromiso de continua a tua luta, a tua batalha interminável. Eu a assumo” – Hugo Chávez, presidente da Venezuela, se autoproclamando o herdeiro de Fidel Castro – Clarín, 28-07-2007.


Favela

“Um cidadão que vive apinhado numa favela, com a família de oito ou nove membros, num quartode três por quatro, dorme, defeca e come ali, ou seja, é um mundo de cachorros levado às últimas
conseqüências” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – Clarín, 28-07-2007.


Esfriou

“Há um ataque desde a própria América do Sul contra o gasoduto e conseguiram esfriar o projeto” – Hugo Chávez, presidente da Venezuela – Clarín, 28-07-2007.


Surra

“Se nós já demos uma surra nos nossos adversários pelo que fizemos em quatro anos e meio, quando a gente não tinha tanta experiência, eles vão ver agora, nesses próximos quatro anos, o que a gente vai fazer neste país” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – Folha de S. Paulo, 28-07-2007.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição