Edição 229 | 30 Julho 2007

IHU Online

Economia Solidária. Uma “outra economia” ou uma economia de “pobre para pobre”?

A 3ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, realizada de 06 a 08 de julho de 2007, em Santa Maria, RS, foi a inspiração do tema de capa da edição desta semana da IHU On-Line. Juntamente com a realização da grandiosa e imponente Feira, aconteceu a 14ª Feira Estadual do Cooperativismo, a 6ª Feira Nacional da Economia Solidária, a 7ª Mostra de Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar e o 3º Seminário Latino-Americano de Economia Solidária. Segundo as informações publicadas nas Notícias do Dia da página eletrônica do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, aproximadamente noventa mil pessoas passaram pela Feira.

O tema da Economia Solidária já foi reiteradas vezes tema de capa da revista IHU On-Line. Assim, a edição número 21, de 10 de junho de 2002 tratou das “Redes Locais de Troca”. Vinte semanas depois, a edição número 42, de 11 de novembro de 2002, falou sobre “Economia Solidária: Teoria e prática”. Mais 24 edições e a revista número 66, de 30 de junho de 2003, teve como tema de capa “Economia Solidária e a crise do mundo do trabalho”. Depois de um intervalo de quase 50 edições, voltamos ao tema na IHU On-Line número 115, de 13 de setembro de 2004, que tratou de “Economia social e consumo ético”. Todas as edições citadas estão disponíveis no sítio do IHU.

Para a edição desta semana, entrevistamos Benedito (Bené) Anselmo Martins de Oliveira, coordenador nacional da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares-  ITCP’s, membro da coordenação nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e do Conselho Nacional de Economia Solidária; a economista Maria Nezilda Culti, do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá – UEM – e coordenadora do GT do Programa Nacional de Economia Solidária da Unitrabalho; o sociólogo uruguaio Pablo Guerra; o coordenador-geral de estudos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) Roberto Marinho Alves da Silva; o assessor de grupos de reciclagem Roque Spies; a professora Vera Regina Schmitz, do IHU e que coordena a Fase III do Mapeamento de Empreendimentos de Economia Solidária no Rio Grande do Sul; e a Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, desenvolvido pela Diocese de Santa Maria (RS), juntamente com a Cáritas Regional – RS.

Complementando o tema de capa desta edição, publicamos vários depoimentos de pessoas que atuam diretamente em Empreendimentos de Economia Solidária. A trajetória de Odete Maria Faustino Spies, narrada na entrevista publicada neste número, ilustra bem a força e também a debilidade desta experiência.

“Há tempos um filme americano não me emocionava tanto quanto Bobby”, testemunha Amir Labaki. O filme de Emilio Estevez se refere às grandes perdas dos Estados Unidos nos anos 1960 - Martin Luther King, John e Robert Kennedy, os três assassinados. Bobby e Saneamento básico – O filme, são tema desta edição.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!