Edição 228 | 16 Julho 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

A obsessão pela ditadura do relativismo
Entrevista com Claude Geffré

Confira nas Notícias do Dia 09-07-2007
Em entrevista dada à agência italiana Adista, o teólogo Claude Geffré analisa a oposição de Roma à concessão de um doutorado honoris causa, de parte da Faculdade de teologia católica de Kinshasa, no Congo, feita ao conjunto de sua obra.

O papa libera a missa em latim de antes do Vaticano II
Artigo de Henri Tincq

Confira nas Notícias Do dia 10-07-2007
O Motu proprio de Bento XVI, que libera a missa em latim, foi uma “bênção” para os católicos conservadores e um “presente envenenado”, para os defensores do Concílio Vaticano II, afirma o vaticanista francês Henri Tincq. O artigo é do Le Monde, 07-07-2007.

Quando o missal se torna uma bandeira
Artigo de Enzo Bianchi

Confira nas Notícias do Dia 10-07-2007
O monge beneditino Enzo Bianchi publicou artigo no jornal La Repubblica, em 08-07-2007. Nele, analisa a repercussão do Motu proprio Summorum Pontificum de Bento XVI, questionando: “O missal de Pio V não corre o risco de ser o porta-voz de reivindicações de uma situação eclesial e social que hoje não mais existe? A missa de Pio V não é para muitos uma missa identitária, preferencial e, por conseguinte, preferida com respeito àquela celebrada pelos outros irmãos, como se a liturgia de Paulo VI fosse carente de elementos essenciais à fé?”.

'Nenhum projeto isolado livra o Brasil de uma crise'
Entrevista com David Zylbersztajn

Confira nas Notícias do Dia 10-07-2007
David Zylbersztajn, ex-diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), foi um dos formuladores do programa emergencial de racionamento que impediu uma crise ainda mais grave no fornecimento de energia elétrica em 2001, no Governo FHC. Ele tem visão bastante crítica dos grandes projetos apontados como a saída para a crise de energia. A entrevista foi publicada em O Estado de S. Paulo, 10-07-2007.

Por um sistema financeiro social
Artigo de Paul Singer
Confira nas Notícias do Dia 10-07-2007
“Apesar de várias medidas de democratização do crédito adotadas pelo atual governo, entre as quais se destaca a sextuplicação do Pronaf, a grande maioria desses necessitados ainda não está sendo atendida”, escreve Paul Singer, economista, professor titular da Faculdade de Economia e Administração da USP, e secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 10-07-2007.

Prioridade do Celam: meio universitário, o mundo da juventude e a questão do meio ambiente
Entrevista com Raymundo Damasceno Assis

Confira nas Notícias do Dia 10-07-2007
D. Raymundo Damasceno Assis, novo presidente do Conselho do Episcopado Latino-Americano - Celam - concedeu uma entrevista ao jornalista José Maria Mayrink, enviado especial do jornal O Estado de S. Paulo, 12-07-2007. Segundo ele, a prioridade do Celam é o meio universitário, o mundo da juventude e o meio ambiente.

'A universidade periférica não serve nem à classe dominante, nem à classe dominada'.
Renato Dagnino

Confira nas Notícias do Dia 13-07-2007
Para o mestre em economia, Renato Dagnino, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 13-07-2007, “a universidade periférica não serve nem à elite econômica e política, que a ocupa e controla, nem ao que se vem chamando de movimentos sociais, que nela não podem entrar. Radicalizando ainda mais, para que não caiba dúvida: nem à classe dominante (o que se alude como ‘capital’), nem à classe dominada (o que se denomina ‘trabalho’)”.

A Igreja católica está voltada para si mesma.
Roberto Zwetsch

Confira nas Notícias do Dia 13-07-2007
A pedido da IHU On-Line, o teólogo luterano Roberto Zwetsch, comenta o documento da Congregação para a Doutrina da Fé divulgado na semana passada e intitulado Motu proprio Summorum Pontificum.