Edição 228 | 16 Julho 2007

Clarice Lispector: escritora, mestra, amiga

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

A seguir, confira o texto de Gilda Carvalho, que apresenta as crônicas produzidas por Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti.

Ao longo de alguns anos Affonso Romano de Sant’Anna  e Marina Colasanti  conviveram com Clarice Lispector e escreveram sobre ela. Depois, se dispuseram a reunir o material que produziram sobre a escritora para de alguma forma homenageá-la em algum momento especial. Parte desse acervo foi disponibilizado para a IHU On-Line, que, com esta edição, participa da série de celebrações que acontecem Brasil afora neste ano em que se comemoram os trinta anos da morte da escritora.

Clarice Lispector entrou em suas vidas com a distância dos mestres e delas saiu com a proximidade dos amigos queridos. Affonso Romano de Sant’Anna é poeta, ensaísta, cronista, professor e jornalista. Mariana Colasanti é também jornalista e cronista; como escritora publicou diversos livros para o público adulto e infantil.

Affonso e Marina tiveram a oportunidade de trabalhar e conviver com Clarice durante muito tempo, ainda que por caminhos diferenciados. Tornaram-se amigos, partilharam experiências comuns. Os textos que publicamos no decorrer da matéria de capa desta edição, intercalando as entrevistas sobre Lispector, são originais e revelam, ao mesmo tempo, dados do início dessa amizade e traduzem as gratas surpresas do convívio com a escritora. E são aquilo que se propuseram ser na idéia original de seus autores – uma  justa homenagem!

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição