Edição 227 | 09 Julho 2007

IHU Online

Frida Kahlo 1907-2007. Um olhar de teólogas e teólogos

No dia 06-07-2007, celebramos o centenário de nascimento da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954). Sua obra, eivada de dor e beleza, provoca, instiga, atiça a imaginação e nos convida a rever conceitos.

Com o apoio da Prof.ª Dr.ª Edla Eggert, docente da Unisinos, e organizadora de uma coletânea de artigos sobre Frida Kahlo que em breve será publicada, a IHU On-Line entrevistou alguns dos pesquisadores que contribuem na obra.

Entre eles, estão André Musskopf, da Escola Superior de Teologia; Cláudio Carvalhaes, da Union Theological Seminary, na Universidade de Columbia; Maria Laura Manrique, da Universidade Iberoamericana do México; e a própria Edla Eggert. Conversamos, ainda, com Marcella Althaus-Reid, da Universidade de Edinburgo da Escócia; Vítor Westhelle, da Universidade Luterana de Teologia de Chicago; Haidi Drebes e Marga Stroher, esta da Escola Superior de Teologia – EST, em São Leopoldo, e com a  publicitária Cátia Inês Schuh.

José Carlos Braga, professor no Instituto de Economia da Unicap, reflete sobre a atual conjuntura da economia brasileira. Segundo ele, “é possível desenvolver o país em conexão com o resto do mundo e é mesmo necessário. Porém precisamos ter um ‘projeto de Nação’, a partir do qual essas relações sejam estabelecidas. O que não podemos é ficar à mercê do que os poderes oligopolísticos do mercado determinem, que é a proposta dos cosmopolitas liberais da globalização”.

Dom Hélder Câmara - O santo rebelde, de Erika Bauer, é o filme da semana, que estreou no Rio Grande do Sul durante a realização da 3ª Feira da Economia Solidária do Mercosul, em Santa Maria.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!