Edição 226 | 02 Julho 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram Publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Ocupação da Usp. 'Se tivessem saído no momento certo, iriam abalar as estruturas'
Rose Nogueira

Confira nas Notícias do Dia 25-06-2007
Na análise da jornalista e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana  Rose Nogueira, os estudantes que ocuparam a reitoria da USP por 50 dias perderam a oportunidade de sair como heróis. A entrevista foi concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, em 25-06-2007.

'O cérebro da elite da Petrobrás não é flex'
Bautista Vidal

Confira nas Notícias do Dia 25-06-2007
Para o físico, engenheiro e professor de termodinâmica José Walter Bautista Vidal, o Governo Lula ainda não tem um projeto estratégico para o etanol. A entrevista foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em 24-06-2007.

Para que universidade
Artigo de Marcos Nobre

Confira nas Notícias do Dia 26-06-2007
“O problema é que universidade de qualidade custa caro em qualquer lugar do mundo”, escreve Marcos Nobre, doutor em filosofia em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 26-06-2007. Para ele, “as greves e manifestações recentes mostram que a crise é estrutural e tende a se agravar rapidamente. Mas mostram também que não é possível resolver essa crise dentro dos limites das universidades simplesmente”. Segundo ele, “a única saída para o impasse atual é tornar essa crise um problema de toda a sociedade”.

Angra III: um alerta nuclear
Artigo de Bernardo Kucinski

Confira nas Notícias do Dia 27-06-2007
”O povo, como se vê, não opinou diretamente. Nem o povo é um grupo de interesses. Não se fez um referendo, nem nada. O Congresso não foi consultado. Nenhum candidato à presidência colocara a questão nuclear em sua plataforma eleitoral”, escreve Bernardo Kucinski, jornalista e professor da Universidade de São Paulo, em artigo publicado pela Agência Carta Maior, 26-06-2007.

'Não faço veto eterno a Angra 3, mas é uma fonte de energia cheia de problemas'
Entrevista com Luiz Pinguelli Rosa

Confira nas Notícias do Dia 27-06-2007
O coordenador do Programa de Planejamento Energético da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da UFRJ Luiz Pinguelli Rosa, em entrevista publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 27-06-2007, acredita que o governo errou na opção pela energia nuclear de Angra 3, considerando o grande potencial hídrico do País. Em relação às usinas do Rio Madeira, ele afirma que o governo está negociando mal o licenciamento das hidrelétricas.

'Não há política criminal contra a corrupção'
Fábio Guaragni

Confira nas Notícias do Dia 29-06-2007
Para Fábio Guaragni, da Cordenadoria de Recursos Criminais do MP, o País não está preparado para crimes de corrupção. Segundo ele, o sistema penal está viciado em controlar a população menos favorecida. Ele ressalta que só nos últimos anos os crimes de corrupção estão sendo percebidos. Guaragni concedeu entrevista à Gazeta do Povo, em 28-06-2007.

Cabrobó de novo
Roberto Malvezzi (Gogó)

Confira nas Notícias do Dia 29-06-2007
Ao comentar as ocupações dos canteiros de obras da transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), Roberto Malvezzi, mais conhecido como Gogó, ele diz essas manifestações são apenas o começo da reação popular. Ele ressalta que as terras pertencem aos índios Trukás, e que eles lutaram por ela.

E lá vamos nós de energia nuclear
Washington Novaes

Confira nas Notícias do Dia 29-06-2007
Ao comentar a decisão do governo brasileiro de retomar o programa nuclear, o jornalista e ambientalista Washington Novaes apresenta uma série de empecilhos para não construir as usinas nucleares no Brasil,  como, por exemplo, o problema da destinação dos resíduos, atividade que nenhum país encontrou solução. No entanto, ele afirma que nada comove o governo, que tem insistido nas construções.

Jon Sobrino. Radicalmente cristão
Jon Sobrino

Confira nas Notícias do Dia 29-06-2007
Em entrevista ao jornal El País, no dia 14-06-2007, Jon Sobrino disse que tem esperança que todo mundo entenda, e canonize o monsenhor Romero e todos os mártires latino-americanos e do Terceiro Mundo.