Edição 224 | 20 Junho 2008

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo dos destaques que podem ser conferidos, na íntegra, na data correspondente.

Mudança climática. 'O homem não pode retardar um sistema natural'
Gustavo Macedo de Mello Baptista

Confira nas Notícias do Dia 11-06-2007
O doutor em Geologia Gustavo Macedo de Mello Baptista tem uma visão diferente das conseqüências das mudanças climáticas. Segundo ele, o aquecimento global está associado à dinâmica natural do planeta e não à participação humana.

5º Congresso do MST. Perspectivas e rumos
Vanderlei Martini

Confira nas Notícias do Dia 12-06-2007
No período de 11 a 15 de junho, foi realizado o 5º Congresso Nacional do Movimento Sem Terra, em Brasília. Um dos porta-vozes do movimento, Vanderlei Martini, fala sobre a trajetória do MST, sobre a Via Campesina, sobre a relação desses movimentos e da luta pela terra com o governo Lula e o PT e aborda os principais temas tratados no Congresso.

Grêmio na Final da Libertadores. Inter com a tríplice coroa. Uma reflexão sobre o futebol gaúcho
Berenice Corsetti

Confira nas Notícias do Dia 13-06-2007
A professora da Unisinos Berenice Corsetti, uma das sete mulheres que fazem parte do Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional, fala da sua emoção como colorada e salienta o grande resultado do Grêmio na Libertadores da América. Ela ainda aborda a representatividade do futebol gaúcho no contexto brasileiro, as torcidas organizadas, e fala de como a religião é utilizada pelos torcedores, além da importância de figuras de fora do Estado dentro do Gre-Nal. Além de tudo, faz uma reflexão sobre a cobertura radiofônica sobre o esporte.

Esquizofrenia social: 'loucura que assola a humanidade'
Elza Pádua

Confira nas Notícias do Dia 14-06-2007
A esquizofrenia social foi o tema de pesquisa da doutora em Psicologia Social Elza Pádua. Ela fala sobre o desenvolvimento da pesquisa, tendo sido a primeira pessoa no Brasil a utilizar o conceito de “esquizofrenia social”, estudando, ao mesmo tempo, a criação de um novo “eu” dentro da pós-modernidade.

PSOL: reflexões e progressos depois do I Congresso Nacional do partido
Chico Alencar

Confira nas Notícias do Dia 15-06-2007
O deputado Chico Alencar (PSOL) discute as decisões e planos debatidos no I Congresso Nacional do partido, realizado no mês passado, no qual foram decididos objetivos estratégicos e táticos, a política de alianças e as metas eleitorais.

Um novo jeito de fazer a educação
Ana Inês Souza

Confira nas Notícias do Dia 16-06-2007
Paulo Freire não idealizou uma escola; ele experimentou um novo jeito de fazer educação”, afirma a mestre em educação e trabalho Ana Inês Souza à IHU On-Line. Ana fala de sua pesquisa sobre educação popular e os movimentos sociais, das lutas sociais através dos jovens e das escolas atuais.