Edição 223 | 11 Junho 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

 

Aparecida: Texto e Contexto
D. Demétrio Valentini

Confira nas Notícias do Dia 04-06-2007
D. Demétrio Valentini comenta o documento final da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, afirmando que “o contexto é muito mais rico do que o texto”.

O corpo pós-humano
Emanuela Audisio

Confira nas Notícias do Dia 04-06-2007
De acordo com a jornalista Emanuela Audisio, a sociedade está se automedicando. Segundo ela, cada um tem o seu lifting e os fármacos não são mais somente para os enfermos. Vivemos, segundo a jornalista, “uma época onde somente conta vencer e transformar-se”. O artigo foi publicado no jornal La Repubblica, em 11 de maio de 2007.

A fábrica dos corpos e o declínio da antropologia
Roberto Esposito

Confira nas Notícias do Dia 04-06-2007
Depois do ciclista Ivan Basso ser acusado de doping, o filósofo italiano Roberto Esposito, em artigo publicado no jornal La Repubblica, no dia 11 de maio de 2007, questiona até que ponto o ser humano pode intervir no seu corpo. Para ele, o homem está ultrapassando seus limites e criando um artificialismo.

15 anos depois da Rio-92
Achim Steiner

Confira nas Notícias do Dia 05-06-2007
Para o especialista em economia ambiental e desenvolvimento e coordenador do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) Achim Steiner, a Rio-92 foi o maior exercício de mobilização que já ocorreu no movimento ambientalista. A entrevista foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo no dia  5-06-2007.

Zoellick, um homem da Enron no Banco Mundial
Marcelo Zlotogwiazda

Confira nas Notícias do Dia 05-06-2007
Em artigo publicado no jornal Página/12, no dia 03-06-2007, Marcelo Zlotogwiazda comenta o caso do  Banco Mundial, que precisou substituir seu presidente, Paul Wolfowitz, devido a um escândalo de privilégios. Em seu lugar, os Estados Unidos postularam um homem do mesmo perfil: o ex-assessor da petroleira que quebrou de forma fraudulenta, defensor de corporações e belicista, Robert Zoellick.

Raposa Serra do Sol. 'Decisão é parte de processo irreversível', afirma CIMI
Guenter Francisco Loebens

Confira nas Notícias do Dia 06-06-2007
De acordo com o coordenador do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), é uma grande vitória a retirada das empresas da reserva indígena Raposa Serra do Sol. A entrevista foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 06-06-2007.

Uma leitura renovada do Corão
Michel Cuypers
Confira nas Notícias do Dia 07-06-2007
Francesco Strazzari, teólogo italiano, publicou, na 4º edição da Revista II Regno deste ano, a entrevista com o Padre Michel Cuypers reproduzida pelo sítio do IHU.

Corrupção é crime hediondo
Oded Grajew

Confira nas Notícias do Dia 08-06-2007
Oded Grajew, líder de movimentos do terceiro setor, classifica a corrupção como um crime hediondo. A entrevista foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 08-06-2007.

A Igreja entre o espiritualismo e o temporalismo
Raniero La Valle

Confira nas Notícias do Dia 08-06-2007
O jornalista e escritor Raniero La Valle comenta a igreja e sua relação com a política no pontificado de Bento XVI, em entrevista concedida à agência italiana Adista.

Saúde. 'É uma falácia dizer que há dinheiro, mas falta gestão'.
Adib Jatene

Confira nas Notícias do Dia 10-6-2007.
Ex-ministro da Saúde e idealizador da CPMF, Adib Jatene, comenta, em entrevista ao jornal Zero Hora de 10-06-2007, sobre a época no comando da pasta no governo Fernando Henrique Cardoso, em que teve de convencer os demais colegas e o Congresso a aprovar a medida impopular.

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição