Edição 550 | 08 Novembro 2021

Publicações | Uma discussão acerca da liberdade da consciência humana: convergências e divergências entre Kierkegaard e Lutero

Esse trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, foi colocada à luz a obra Da Liberdade do Cristão, de Lutero, contendo os seus principais pontos. No segundo capítulo, foi tratada a noção de angústia em Kierkegaard, sendo aqui a principal fonte a obra O conceito de angústia. Sucintamente, nesta obra, Kierkegaard se refere à angústia como uma forma de adquirir a salvação. No terceiro capítulo, foi realizado o diálogo entre Lutero e Kierkegaard, em que este defende a liberdade de consciência como sendo uma liberdade com uma paixão tão distinta que estamos dispostos a arriscar tudo por ele e concomitantemente sacrificar tudo por ele.

Heloisa Allgayer possui graduações em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, mestrado em Filosofia pela Unisinos e doutorado em Biologia pela Unisinos. Realizou estágio pós-doutoral na mesma instituição com Iteração de dados para investigar a relação entre Akodon e Deltamys.

Rafael Francisco Hiller possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e graduação em Bacharelado em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil – Ulbra. Especialização em História da Filosofia pela Unisinos. Mestrado em Ciências da Comunicação pela Unisinos e Mestrado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS.