Edição 550 | 08 Novembro 2021

Publicações | “Ecologia com espírito dentro”: sobre Povos Indígenas, Xamanismo e Antropoceno

O tema deste ensaio é “Povos Indígenas, Xamanismo e Antropoceno”, abordado desde uma perspectiva etnográfica. A expressão “ecologia com espírito dentro” faz uma brincadeira com a definição de Tim Ingold, da Antropologia, de “filosofia com gente dentro”. Mas também pretende apontar a irredutibilidade e a pertinência da categoria de sobrenatureza quando o assunto é pensar a crise ambiental planetária desde uma perspectiva etnológica.

Nicole Soares-Pinto é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2009). Pesquisa entre povos indígenas de língua tupi-tupari (Wajuru) e língua macro-jê (Djeoromitxi), rio Guaporé/sudoeste amazônico, desde 2007.