Edição 550 | 08 Novembro 2021

Publicações | A Trajetória Metodológica Suscitadora de Jesús Martín-Barbero

Na fase histórica contemporânea, os problemas metodológicos nas ciências da comunicação apresentam condições potentes para reflexão e aprofundamento de aspectos cruciais, considerando as transformações socioculturais, tecnológicas e midiáticas que vivemos. As trajetórias paradigmáticas de Jesús Martín-Barbero na pesquisa em comunicação configuram elementos interessantes para a construção de uma epistemologia histórica da comunicação, contribuindo também para a estruturação de procedimentos operacionais de pesquisa dos meios.

Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre é professor titular Catedrático do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Realizou Pós-Doutorado em Comunicação na Universidade Autônoma de Barcelona. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP. Recebeu o prêmio Honra ao Mérito em Investigação da Cátedra UNESCO-UMESP-SP no ano de 2006 pelo conjunto da obra sobre América Latina.