Edição 550 | 08 Novembro 2021

Leila Sousa | Minha tese em quatro perguntas

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Leila Sousa é professora do curso de jornalismo da UFMA/Imperatriz. Doutora em Ciências da Comunicação – Unisinos, com estágio doutoral na Universidade Autònoma de Barcelona/Espanha. Vice-coordenadora do Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em comunicação, gênero e feminismos: Maria Firmina dos Reis. Sua tese é intitulada Aprender-sendo: cidadania comunicativa e existências comunicacionais de mulheres negras de Codó e Imperatriz, no Instagram.

Qual o tema de sua tese?

A tese discute as perspectivas de raça, gênero e cidadania a partir de um olhar para as escritas produzidas por mulheres negras do interior do Maranhão, no Instagram. Nela, observo como a comunicação é usada como ferramenta para a produção de cidadania e para a construção de novas existências discursivas.

Qual o problema que discute?

O questionamento central da pesquisa é: como e de que forma mulheres negras das cidades de Codó e Imperatriz utilizam o Instagram na construção de existências comunicacionais? A partir dele, problematizo as táticas e estratégias comunicacionais desenvolvidas pelas mulheres para reposicionar e reenquadrar discursos e imagens sobre si.

Quais foram os resultados?

No Instagram, as mulheres produzem cidadania em escritas que visibilizam diversas questões: produzem vídeos compartilhando saberes sobre seus corpos e enaltecendo a beleza negra. Através de textos, imagens e vídeos, denunciam e confrontam o racismo estrutural e as desigualdades de gênero. Atuam na construção de novas existências por meio da comunicação.

Quais seus interesses de pesquisa? 

Ao terminar o doutorado assumi a vice-coordenação do Núcleo de estudos Maria Firmina dos Reis - grupo de estudos da UFMA/Imperatriz que tem atuado fortemente na educação antirracista. Entre nossos interesses de estudo estão a comunicação e as perspectivas de gênero, raça e cidadania.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição