Edição 548 | 07 Junho 2021

Cadernos IHU ideias - Capital e ideologia de Thomas Piketty: um breve guia de leitura

O chamado “Efeito Mateus” foi proposto em 1968 pelo sociólogo Robert K. Merton (Merton, 2013) para explicar a acumulação de vantagens e desvantagens na alocação do reconhecimento científico, mas logo se difundiu por outras áreas. Em estudos de economia e distribuição, ilustra a observação prática de que “dinheiro chama dinheiro”, “sucesso atrai sucesso”, os ricos ficam cada vez mais ricos, ou seja, as vantagens e desvantagens advindas da renda e da riqueza tendem a se acumular de maneira assimétrica e desproporcional no gradiente socioeconômico. A desigualdade econômica, contudo, permaneceu como um tema marginal e desprestigiado nas ciências econômicas durante todo o século XX. Acesse a publicação e leia na íntegra esse guia de leitura preparado pelo professor Alexandre Alves.

Alexandre Alves é graduado em História, mestre e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo - USP. Foi Pesquisador Colaborador no departamento de História da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e professor adjunto na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Eppen-Unifesp). Foi pesquisador visitante no Laboratoire d`études et de recherches sur les logiques contemporaines de la philosophie - LLCP na Universidade de Paris 8 (Saint-Denis). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.