Edição 546 | 16 Dezembro 2019

Retrovisor

Ivan Illich, pensador radical e inovador

Edição 46 – Ano II – 09-12-2002

Ivan Illich, pensador rebelde, segundo o jornal Le Monde, precursor do movimento antiglobalização, foi o tema desse número da IHU On-Line. Ele foi, nos anos 1970, o porta-voz entendido e brilhante de uma crítica não marxista das instituições que fundamentam a economia contemporânea: a escola, a saúde, o desenvolvimento, o consumo de energia têm sido os temas de um discurso poderoso e que deu à ecologia uma base teórica sólida.

Hospitalidade - Desafio e Paradoxo. Por uma cidadania ativa e universal

Edição 499 – Ano XVI – 19-12-2016

Uma dádiva de si, que abre caminhos para o diálogo com o Outro, aquele desconhecido que bate à nossa porta em busca de acolhida. Embora magnífico, o gesto de acolhimento não resguarda em si apenas a maravilha do encontro, mas também tensões que surgem no limiar desses dois mundos que se encontram e até mesmo se chocam. Para debater o paradoxo e os desafios da hospitalidade, num tempo caracterizado pela globalização da indiferença, segundo, inclusive, a descrição do Papa Francisco, testemunhamos milhares de refugiados e migrantes que enfrentam mares, desertos e muros, na busca de um lar, e que são vistos não como ‘hospes’, mas como ‘hostis’. Assim, a revista IHU On-Line, no contexto das festas natalinas, debate o tema com pesquisadores de várias áreas do conhecimento.

Jesus de Nazaré. Humanamente divino e divinamente humano

Edição 336 – Ano X – 06-07-2010

Jesus. Aproximação histórica é um livro que suscitou uma enorme polêmica na Europa, especialmente na Espanha. O autor do livro é José Antonio Pagola, teólogo, autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia. Mais de 50 mil exemplares do livro foram vendidos na Espanha. Duramente questionado pela Conferência Episcopal Espanhola, o livro já foi traduzido em diversas línguas e acaba de ser publicado, no Brasil, pela Editora Vozes. O debate suscitado pelo livro foi amplamente reproduzido pelas Notícias do Dia, publicadas diariamente na página do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.