Edição 546 | 16 Dezembro 2019

Homo Digitalis: a escalada da algoritmização da vida

Ricardo Machado

Instituto Humanitas Unisinos - IHU realiza XIX Simpósio Internacional reunindo nomes nacionais e internacionais e uma série de outras atividades

Desafiar o futuro é, também, uma forma de frequentá-lo com consciência das inúmeras questões sobre a vida, em toda sua multiplicidade, e ter em conta o que significa ser humano em um mundo cujo antropocentrismo tem nos levado ao colapso. Em torno deste debate o Instituto Humanitas Unisinos - IHU realiza o XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis: a escalada da algoritmização da vida, entre os dias 19 e 21 de outubro de 2020.

Com ampla programação, o evento contará com a participação de grandes nomes internacionais que estão discutindo temas como o futuro do trabalho, os novos tipos de organização social dos trabalhadores, a colonialidade do saber, a Inteligência Artificial e seus impactos na China, bem como as implicações éticas e teológicas da vida humana. Além das conferências haverá, também, oficinas e envios de trabalhos. Fique atento à página do IHU e não perca os prazos.

Dentre os conferencistas internacionais confirmados estão o Prof. Dr. Antonio Casilli – Telecom Paris – França, Prof. Dr. Felix Stalder – Zurich University – Suíça, Prof. Dr. Nick Couldry – London School of Economics and Political Science, Prof. Dr. Jack Qiu – Chinese University of Hong Kong, Prof. Dr. Jamie Woodcock – Inglaterra e Prof. Dr. Paolo Benanti – Pontifícia Universidade Gregoriana – Itália, entre outros.

As atividades ainda contam com a presença de grandes nomes nacionais, que discutem desde a edição do genoma, passando pelos processos de discriminação racial realizado por algoritmos e sobre a nova ordem econômica digital, até os impactos da algoritmização na sociedade civil. Dentre os nomes confirmados estão Prof. Dr. Marcelo de Araújo – Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Prof. MS Tarcízio Silva – Universidade Federal do ABC - UFABC, Prof. Dr. Rafael Zanatta – Universidade de São Paulo - USP e Profa. Dra. Fernanda Bruno – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, entre outros.

Quatro pré-eventos serão realizados no primeiro semestre, em convergência para o Simpósio Internacional: 6º Ciclo Revolução 4.0. Impactos nos modos de produzir e viver, Estéticas 4.0. Ética e Política para a Comunicação na era dos algoritmos, Algoritmização do trabalho e do empreendedorismo e Simpósio Brasileiro de trabalho digital. Saiba mais no site de eventos do IHU.