Edição 546 | 16 Dezembro 2019

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Confira algumas notícias publicadas recentemente no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU

Em busca da funda de Davi. Uma análise estratégica da conjuntura

"A luta dos explorados e oprimidos em todo o mundo, principalmente nos países periféricos, sempre foi a luta dos fracos contra gigantes poderosos e bem armados. A história registra vitórias e derrotas, mas, no geral, enfrentamos poderes que muitos julgam invencíveis e cuja dominação é planetária. Com que força eles dominam? Qual o seu contexto de batalha em que nós estamos sendo derrotados? Conseguiríamos derrotá-los em uma luta 'corpo a corpo' no contexto em que eles têm vantagem?", questiona Maurício Abdalla, em artigo publicado no sítio IHU.

Papa Francisco propõe um sistema econômico mais justo e sustentável

Estruturada com o auxílio do americano Joseph Stiglitz, a iniciativa conta com apoio do indiano Amartya Sen, ambos vencedores do Nobel. A reportagem é de Carlos Drummond, publicada por CartaCapital e reproduzida no sítio do IHU.

Por que Tagle é o novo “herói papal” do Oriente

Espera-se que Tagle seja capaz de reunir as habilidades necessárias para lidar com a brutal política da Cúria Romana. Reportagem publicada em The Tablet e reproduzida no sítio do IHU.

Vivemos uma ‘psicopatia difusa’ na política brasileira, diz psicanalista

Dor de amor, dor de rejeição, dor de desânimo. Queixas semelhantes podem ser trazidas por diversas pessoas, mas cada vivência será diferente. Décadas de prática no consultório não fizeram com que o psicanalista, ensaísta e escritor Contardo Calligaris deixasse de se surpreender com as falas dos pacientes. Sua escuta é fundamentada no imprevisível e singular que cada pessoa traz ao falar de seu sofrimento. Calligaris comenta o momento político-social do País, em entrevista publicada por HuffPost e reproduzida no sítio IHU.

A razão das ruas e o impasse na América Latina

Onda de protestos remete aos de 20 anos atrás, mas dessa vez não parece haver saídas partidárias ou populistas, com líderes que centralizem a iniciativa política. O artigo é de Salvador Schavelzon, antropólogo, professor na Universidade Federal de São Paulo, publicado por El País e reproduzido no sítio IHU.

MP da regularização fundiária anistia grilagem de terras públicas até 2018

O Governo Federal publicou nesta quarta-feira (11) um pacote de medidas para “simplificar e modernizar” o processo de regularização definitiva das ocupações em terras da União. Entre as normas publicadas está a Medida Provisória 910, que altera pontos importantes da legislação anterior sobre o assunto e está sendo considerada por especialistas uma anistia geral da grilagem de terras públicas em todo o país. Reportagem publicada por ((o))eco e reproduzida no sítio IHU.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição