Edição 544 | 04 Novembro 2019

Retrovisor

Biologia sintética. O redesenho da vida e a criação de novas formas de existência

Edição 429 – Ano XIII – 15-10-2013

Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea foi o tema do XIV Simpósio Internacional IHU a ser realizado em outubro de 2014. Uma série de pré-eventos, entre os quais três seminários semestrais, preparam para o evento. Em outubro de 2013, foi amplamente debatido o Projeto Biologia Sintética com dois pesquisadores que trabalham no Centro de Ciencias Humanas y Sociales - CSIC, em Madri, Jordi Maiso Blasco e José Antonio Zamora Zaragoza, respectivamente. Essa edição da revista IHU On-Line amplia o debate do tema.

As tecnociências e a modelagem da vida

Edição – 456 – Ano XIV – 20-10-2014

Por ocasião do XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, que foi realizado nos dias 21 a 23 de outubro, a edição 456 da IHU On-Line debate alguns dos impactos da tecnociência contemporânea. Contribuem na discussão alguns dos pesquisadores nacionais e internacionais que participaram do evento.

A ‘uberização’ e as encruzilhadas do mundo do trabalho

Edição 503 – Ano XVII – 24-4-2017

A Revolução 4.0, a internet das coisas, a inteligência artificial e a impressão 3D já impactam e cada vez mais abalarão os fundamentos da organização do mundo do trabalho na contemporaneidade. Esta grande mutação significará um avanço civilizatório ou radicalizará a barbárie? A revista IHU On-Line, por ocasião do 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, debate o tema no contexto das discussões que o Instituto Humanitas Unisinos – IHU tem promovido.