Edição 544 | 04 Novembro 2019

A Universidade em busca de um novo tempo

O número 290 dos Cadernos IHU ideias traz o artigo de Pedro Gilberto Gomes, vice-reitor da Unisinos. No texto, intitulado “A Universidade em busca de um novo tempo”, o autor se propõe a analisar aspectos que, segundo ele, “deixam transparecer a encruzilhada na qual se encontra o ensino superior hoje e, por conseguinte, a instituição universitária: ou acontece uma reinvenção do processo, ou a universidade perderá espaço na formação das pessoas”. Gomes ainda destaca que, hoje, a universidade “é chamada a atuar com novas formas e novos métodos, nos desafios que a ela são postos. Enfim, precisa se reinventar”. “Nessa perspectiva, apresento aqui reflexões e opiniões expressadas por mim em momentos específicos da vida brasileira e que talvez possam contribuir modestamente para a estruturação de uma nova instituição universitária nacional”, acrescenta.

Pedro Gilberto Gomes possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em Teologia pela Pontifícia Universidad Católica de Santiago, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Unisinos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, comunicação cristã, comunicação, cultura e mídia. Membro do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul, Membro e Vice-Presidente do Conselho Superior da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio Grande do Sul). Exerce o cargo de Vice-Reitor da Unisinos e é diretor da Editora da mesma Universidade.

Acesse a versão completa do Caderno.

Estas e outras edições dos Cadernos IHU ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.