Edição 539 | 19 Agosto 2019

Retrovisor

Base Nacional Comum Curricular – O futuro da educação brasileira

Edição 516 – Ano XVII – 04/12/2017

No final de 2017, quando o governo brasileiro acelerava a votação de uma nova versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – sem novo debate, a revista IHU On-Line trouxe o tema através de análises de pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas do conhecimento que pensam os desafios da escola brasileira do século XXI.

Os desafios da Escola, hoje

Edição 281 – Ano XVIII – 10/08/2008

Em 2008, celebrava-se os 50 anos do curso de Pedagogia da Unisinos. Para comemorar esse cinqüentenário, a IHU On-Line desta semana procurou descrever os desafios da educação no Brasil e as características de algumas correntes pedagógicas que marcaram esses cinquenta anos, como Piaget, Vygotsky, Montessori. Reflexões sobre a educação a partir de autores como Michel Foucault e Pierre Bourdieu também compõem esta edição.

Que universidade o País necessita?

Edição 90 – Ano IV – 01/03/2004

Que universidade o país necessita? Como a universidade se insere na construção de um projeto nacional? Quais são as inflexões e ênfases que o ensino universitário deve atribuir à formação acadêmica propriamente dita e às responsabilidades sociais inerentes aos egressos de cursos superiores? Essas questões, que se renovam frente os atuais debates sobre os rumos do país e de seu governo, percorrem os depoimentos que a IHU On-Line traz nessa edição.

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”