Edição 539 | 19 Agosto 2019

Destaques On-Line

Confira algumas entrevistas publicadas recentemente no sítio do IHU

Bolsonaro e a proposta radical de criar uma sociedade compatível com o capitalismo neoliberal

“A estratégia do governo é criar uma neblina em torno das suas intenções efetivas, fazendo com que a sociedade preste atenção em questões triviais. Enquanto se opera isso, se assume o projeto do Guedes que não tem mais lugar no mundo de hoje.”

Luiz Werneck Vianna é professor-pesquisador na Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio.

Uberização: a edição da velha ideia do trabalho amador

“Ela [a uberização] pode ser sintetizada como a consolidação do trabalhador em trabalhador just in time. Ou seja, um trabalhador inteiramente desprovido de direitos, garantias, segurança.”

Ludmila Costhek Abílio é pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho – Cesit, na Faculdade de Economia da Unicamp.

A exclusão previdenciária e a criação de uma massa de inaposentáveis

“No geral, o que se vê ao longo da história é, de um lado, uma sucessão de governos se apropriando dos fundos previdenciários para resolverem seus problemas fiscais e, de outro lado, um conjunto resistente de servidores tentando preservar os recursos.”

Filipe Costa Leiria é auditor público externo junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE-RS.

Os impactos ambientais das linhas de transmissão de energia elétrica

“Eu acredito que as linhas realmente sejam necessárias, mas aposto no desenvolvimento e complementação de alternativas como geração de energia descentralizada. Imagine se cada um pudesse ter seu próprio painel solar, produzindo energia para sua demanda e ainda, talvez, sobressalente?”

Larissa Donida Biasotto é graduada em Ciências Biológicas e mestra em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Agricultura, pecuária e garimpos: as causas do desmatamento na Amazônia Legal

“Alertas de desmatamento mensais de anos anteriores têm indicado a ocorrência de desmatadores nessas áreas de preservação”.

Antônio Victor Fonseca, graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará – UEPA e pesquisador do Imazon.